Prefeito de Aracruz participa de Audiência Pública na Justiça Federal em Vitória, com Ministérios Públicos e representantes da mineradora Samarco

Na terça-feira (24/11), a Justiça Federal (3ª Vara Cível Federal de Vitória), realizou Audiência Pública no processo movido pelo Ministério Público Federal contra a empresa Samarco em virtude do rompimento da barreira de dejetos de Mariana. (Ação Civil Pública nº 0133761-45.2015.4.02.5001).
O objetivo da Ação Judicial é prevenir os danos que podem ser causados com a chegada da lama no mar, bem como garantir a reparação dos prejuízos que vierem a ocorrer. Compareceram à audiência representando o município de Aracruz, o Prefeito Marcelo Coelho, o Procurador Geral, Dr. Américo Mignone, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, e o Procurador Municipal Guilherme Travaglia Loureiro.
Os representantes do município apresentaram na audiência os danos que a lama pode causar a Aracruz, especialmente pela possibilidade de contaminação do canal Cabloco Bernardo (utilizado para a captação de água no Rio Doce e fornecimento às populações de Vila do Riacho e Barra do Riacho), e das Unidades e Conservação localizadas no município, no caso a Área de Preservação Ambiental (APA) Costa das Algas e o Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) de Santa Cruz.
Os representantes do município solicitaram à Justiça Federal a inclusão de Aracruz no polo ativo do processo como assistente do Ministério Público Federal (MPF), o que foi imediatamente autorizado pelo Juiz Rodrigo Reff Botelho.
A Prefeitura também trabalha a inclusão de Aracruz como beneficiário do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, o Ministério Púbico do Trabalho e a empresa Samarco, com a finalidade de garantir ações da empresa para prevenção e reparação de danos eventualmente causados ao meio ambiente, à economia e à população de Aracruz.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Arte: Vencedora do concurso Primeira Infância com Arte tem sua obra exposta em muro de escola
- Postos de combustíveis de Aracruz passam por vistorias
- Processo Seletivo Simplificado Semed Nº 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 17ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed Nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 63ª Chamada
- Vozes do Caps: jornal que mostra a transformação de vidas e renova a esperança dos usuários
- Estudantes da Educação Especial da Emefti "Eurípedes Nunes Loureiro" são contemplados com aquisição de jogos pedagógicos
- Prefeitura entrega obra que soluciona o problema dos alagamentos na região da Rodoviária e Praça da Paz
- Inscrições para o Curso de pós-graduação Lato Sensu em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica (GEPT) no Ifes (EAD) se encerram dia 26
- Iª Semana Acadêmica do Polo UAB Aracruz
- Aracruz mais Cidadania da Pesca