Agricultura: Produtores de leite de Aracruz visitam Embrapa gado de leite em Minas Gerais

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), o INCAPER e o COMDERSU realizaram, no período de 29 de Março a 02 de Abril, Visita Técnica ao Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite da Embrapa em Coronel Pacheco - MG.
O grupo contou com a participação de 30 produtores de leite e 07 técnicos do Município de Aracruz. O Campo Experimental José Henrique Bruschi (CEJHB) Coronel Pacheco – MG pertence a EMBRAPA Gado de Leite. Sendo este o Centro de referencia nacional e internacional na atividade leiteira.
Essa excursão técnica foi possível com disponibilização do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – COMDERSU de aprovar a utilização de recursos do Fundo Municipal de Apoio e Participação do Agricultor – FAPA. As despesas com transporte, alimentação e hospedagem dos participantes do “TREINAMENTO – Em Pecuária de Leite” foram custeadas com o recurso proveniente do FAPA.
A visita técnica foi uma oportunidade ímpar para os produtores de leite do município de conhecer o que se há de melhor no Brasil em pesquisa tecnológica na pecuária de leite.
Os temas abordados no “Treinamento – Em Pecuária de Leite” por renomados pesquisadores e professores da EMBRAPA gado de leite foram: Manejo de Solo, Água e Planta; O que é Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF); Produção de leite a pasto; Sistema de produção de leite a pasto com rebanho Girolando; Gestão da atividade leiteira; Controle estratégico de carrapatos; Manejo sanitário em rebanhos bovinos de leite; Silagem de milho e capim; Manejo Reprodutivo de rebanho leiteiro; Sistema de produção de leite e confinamento com rebanho puro sangue; Boas práticas na ordenha e Alternativas de gramíneas tropicais para pastejo.
Todos tiveram a oportunidade de participar de visitas a campo, para conhecer de perto os sistemas de produção de leite, bem como as instalações, os experimentos de campo, e as novidades em termos das forrageiras utilizadas no pastejo rotacionado e alta produtividade para formação de capineira para corte.
De acordo com a produtora rural Karina Rossoni, a visita técnica a Coronel Pacheco proporcionou um melhor conhecimento das técnicas empregadas na criação de vacas leiteiras. “Foi enfatizado que nós produtores temos que encarar a atividade como uma empresa rural, onde é fundamental o planejamento e a organização da atividade, pois se trata de ganho em centavos. Também podemos observar a importância da harmonia entre a atividade leiteira e o meio ambiente”, disse a produtora.
Segundo o Secretário de Agricultura de Aracruz Almir Vianna, essa viagem técnica trará melhorias significativas em nossa pecuária de leite, haja vista, a participação efetiva de todos e o grande interesse dos produtores nos temas abordados, com vistas ao aumento da produtividade do rebanho, com aplicação de tecnologias simples, porém com grande impacto na atividade.
Dentre os importantes temas abordados nesta ocasião, os participantes destacaram o de gerenciamento administrativo da unidade de produção leiteira, quando o produtor teve a oportunidade de trabalhar os aspectos de planejamento, execução e controle de sua atividade, possibilitando assim uma análise econômica da atividade, com uma contabilidade simples, porém eficiente.
O intuito da Semag é proporcionar visitas técnicas aos agricultores para que tenham acesso a uma das principais ferramentas de produção, que é a informação. A visita objetivou incentivar e proporcionar aos Produtores de Gado de Leite de Aracruz um grande enriquecimento de seus conhecimentos. Entre esses conhecimentos destacam-se a transferência de tecnologia, o auxílio no aumento da produtividade e adequação de seus empreendimentos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura revisa Projeto Orla para promover o ordenamento territorial e a preservação da faixa costeira
- Aracruz participa da criação do primeiro colegiado para fortalecimento do setor da Pesca no Estado
- 29º Passeio Ecológico no Aricanga vai acontecer no dia 08 de junho
- Aracruz se sobressai com nove equipes campeãs nas regionais dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES)
- Prefeitura realiza Audiência Pública sobre Estudo de Impacto da Vizinhança para Armazém Logístico em Guaraná
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 71ª Chamada
- Parlamentar de Linhares faz visita ao Complexo de Saúde Aracruz
- Prefeitura de Aracruz avança com regularização fundiária e entrega 33 novos títulos
- Professores e profissionais da Educação participam de palestra sobre "Saúde Mental: Desafios e Oportunidades”
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade