Mesmo na crise, Aracruz mostra resultados positivos na administração pública

A expressão “fazer o dever de casa” soa simplista demais para explicar o resultado que tem colocado a administração pública de Aracruz na contramão do sufoco demonstrado pela maioria dos municípios capixabas. “Aqui, o segredo está na vontade de fazer, no que pode ser feito com eficiência, transparência e qualidade, e no cuidado da administração pública com um olhar diferente voltado para o futuro”, resume o secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos (Semad), Eidmilson Antonio Gambarti.
O secretário ressalta que o entendimento é de que a gestão municipal pode também ser tratada com critério. Assim, o lucro do governo atual é de prestar um serviço melhor. É claro que todo esse conceito de resultado qualitativo e quantitativo de serviço está ancorado em duas ferramentas básicas de gestão pública: planejamento e organização.
Os resultados passaram a aparecer a partir da otimização do uso de recursos e por definição de prioridades ponto a ponto em setores estratégicos, como: quadro de servidores, segurança, telefonia, benefícios (auxílio alimentação e vale transporte) e outros custeios da máquina pública. A conta com auxílio alimentação, que chega a R$ 1,496 milhão por mês, sofreu controle que gerou um gasto justo com economia. “Como ocorreu na intervenção feita na frequência de ponto dos servidores”, ilustra Eidmilson Gambarti.
Segundo o secretário da Semad, dados mais significativos se revelam no que é injetado de recursos na economia local, só com a folha de pagamento de servidores: de janeiro a maio R$ 62.551.475,18.
Eidmilson Gambarti ressalta que são recursos expressivos que fazem a economia girar e que tem impacto importante para os segmentos de trabalho e do comércio de Aracruz. Somase a isto, os desdobramentos decorrentes dos pagamentos de fornecedores e de prestadores de serviços que estimulam ainda mais a conjuntura econômica municipal.
O secretário da Semad ensina que quando se busca adotar métodos mais eficientes de trabalho, diminui o gasto da gestão e sobra recursos para aplicar em obras e infraestrutura. “Deixar de gastar erradamente, faz com que sobre investimento para atender a população, que é o principal motivo da administração pública: servir”. Ele lembra que esse manejo administrativo decorre do desenvolvimento de projetos interessantes, como o que foi adotado na troca do equipamento do sistema de ponto. “Hoje, a coleta do ponto e o tratamento da informação é digital, com sistema desenvolvido com mão de obra própria, o que resulta em eficiência, economia e mais segurança”.
Outro sintoma positivo foi investir em um sistema novo de Recursos Humanos, através de licitação. “Existia um quadro de descontrole, com um sistema inoperante, que não oferecia segurança, transparência e eficiência; atualmente está atualizado e com manutenção periódica. Antes, o dia pagamento era um momento de grande incômodo para nós; investimos e geramos bemestar”.
Intervenções exitosas também atingiram os sistemas fiscal, contábil e patrimônio. O sistema novo implantado – a duras penas – trouxe eficiência até na cobrança de tributos. Foram identificados erros grosseiros de gente que não pagava e não recolhia. Foram feitos investimos e alcançados resultados, como de melhoria na arrecadação própria, um fator importante para o sucesso da gestão. “A eficiência vem de não cobrar muito imposto, mas de cobrar a todos que devem”, diz Eidmilson Gambarti.
Também é marco do trabalho o avanço e resultados alcançados com o investimento no Núcleo e Processamento de Dados (NOC). O antigo sobrevivia de ferramentas obsoletas. Com os novos equipamentos ampliou a capacidade de processamento e armazenamento de informação, como a segurança adquirida. “Esse investimento possibilitou a implantação da telefonia fixa com a tecnologia do VOIP (voz por ip). Gerou economia de 76% por mês com gasto em telefonia fixa”.
A qualificação profissional é parte do diferencial que coloca Aracruz em lugar de destaque no resultado do arranjo municipal do Espírito Santo. No governo atual foram investidos 3.200 ações em treinamentos, incluindo os cursos do programa Procuradoria Legal e pela oferta de cursos da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). “Em breve, acontece um novo curso de qualificação para servidores do Recursos Humanos, sobre Sistema de Manutenção com ensino sobre a ferramenta e sua operação. Enfim, um investimento feito para melhorar o desempenho profissional, pois o servidor é hoje a parte do processo que responde pelo resultado, aumenta a segurança e índices de acertos, tornando mais confiável os procedimentos”.
Outra experiência que está para se posta em prática, com um plano piloto previsto para Coqueiral, é o de controle de acesso ao sistema da Prefeitura, como o controle de ponto do servidor e segurança em comunicação. O cidadão vai poder ir ao ponto de apoio e tratar de suas necessidades municipais: emitir boleto, protocolar documento, abrir processos, etc. Ele não precisará se deslocar até a sede. “Isto é modernidade. Queremos tornar a PMA presente em todos os locais do município”, destaca Eidmilson Gambarti.
O secretário de Administração e Recursos Humanos afirma que dois fatores são preponderantes para o resultado desenvolvido pela Semad através de uma administração municipal eficiente. O primeiro, diz respeito a postura aberta do prefeito em ouvir sugestões e ter a capacidade de avaliar resultados.
“Marcelo Coelho é um governante que dá liberdade de criação, mas quer que sejam apresentados resultados. Também é sua virtude cobrar os resultados do que é realizado. Sua visão empreendedora possibilitou compor uma equipe que comunga com as ações praticadas e gera essa condição de excepcionalidade do município de Aracruz no cenário estadual”.
Informações à Imprensa
Ricardo Hermeto Coelho
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