Aracruz recebe visita técnica da equipe de turismo do Estado

As Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Turismo realizaram nesta terça-feira (04/10) uma visita técnica pelo município com o secretário de Estado de Turismo, José Sales Filho, e as gerentes Danielli Nogueira e Carolina Fávero para apresentar potenciais turísticos e ações e atividades de meio ambiente que envolvem as aldeias indígenas, pescadores e catadores de caranguejo.
A gerente de Educação Ambiental, Ivone Lyra, comentou que o intuito da visita é de estabelecer possíveis parcerias futuras para a execução do curso de condutores ambientais, no município, bem como outras ações.
A visita teve início no museu histórico de Santa Cruz e logo após foram para a aldeia Guarani para conhecer as aldeias de Santa Cruz, que são a Boa Esperança (Tekoá Porâ), Três Palmeiras (Boapy Pindo) e Piraquêaçu (Peixe Grande). Após a passarem pelas aldeias e conhecerem um pouco da cultura indígena, as equipes seguiram para a balsa, para mostrar como era feita a travessia de carros antes de existir a ponte do Piraquê-açu. Também foi discutido na balsa, um pouco sobre turismo náutico em Aracruz, como os passeios de barco e escunas pelo rio para observar os animais marinhos.
Depois passearam um pouco pela orla de Aracruz e seguiram à tarde para a aldeia Caieras Velha. Pararam no memorial tupiniquim “KÁ ARONDARAPÉ” para conhecerem os artesanatos produzidos pelos índios. O índio Jucelino apresentou o espaço na aldeia, onde está sendo construído um espaço cultural indígenas, no qual terá apresentações das culturas tupiniquins e contação de histórias e será chamado de Ponto de Memória.
Para encerrar a visita pelo município, as equipes seguiram para Parque Natural Municipal do Aricanga Waldemar Devens. O secretário José Sales e sua equipe conheceram o polo educacional do Parque, espaço que conta com auditório, escritórios e banheiros. O local é utilizado como ponto de apoio para as atividades educacionais e esportivas. José Sales foi apresentado ao percurso da trilha e recebeu explicações dos profissionais quanto à área de preservação do Parque, cobertura vegetal, práticas esportivas, entre outros.
De acordo com o secretário, “a diversidade da região é muito grande, o que faz com que a cidade seja um potencial turístico no estado. Além do atrativo das aldeias indígenas, das praias, existe o ecoturismo, uma das atividades mais procuradas no mundo atualmente”. José Sales conta que o governo do estado está em parceria com o município para desenvolver ações que divulguem o turismo da região.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto “Financinhas nas Escolas” incentiva o desenvolvimento de competências e habilidades em educação financeira
- Audiência Pública discute limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em Aracruz
- Rodeio: entre a tradição do campo e o espetáculo das arenas
- 26ª Expo Aracruz celebra o agro, impulsiona negócios e reúne grandes atrações musicais
- Secretaria de Serviços Urbanos mantém o cronograma da limpeza urbana
- 26 ª Expo Aracruz 2025 valoriza genética e diversidade das raças bovinas
- Transporte municipal terá horários especiais durante os quatro dias da 26ª Expo Aracruz
- Secretaria de Turismo disponibiliza curso de Ferramenta de Marketing Digital para o Setor de Trade Turístico
- Agosto Dourado: Semsa reforça ações de valorização e incentivo à amamentação
- Nova obra do pátio de transbordo do Saae irá modernizar o sistema de coleta e tratamento de resíduos