Serviço de recolhimento de animais nas vias públicas passa a ser de responsabilidade de empresa
A Prefeitura de Aracruz aprovou, em maio desse ano, a Lei nº 4.051 que trata da identificação e recolhimento de animais de grande porte que circulam nas vias públicas do município. A empresa Antônio Marcos Guimarães Ginelli, desde o final do mês de setembro, passa a ser responsável por recolher animais de grande porte, pertencentes às espécies: eqüina, muar, bubalina, asinina e bovina.
Desde a aprovação da Lei pela Câmara dos Vereadores, a sessão de Postura da Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos (Setrans) ficou responsável pelo recolhimento e envio dos animais para o centro de zoonoses, e os proprietários eram notificados e podiam reaver os animais. Muitos casos de soltura desses animais foram registrados, pessoas cortavam os arames da propriedade para facilitar que escapassem.
A Setrans tentou conscientizar os proprietários para não deixar os animais soltos, mas esse processo não foi satisfatório. Por isso, a empresa assume a responsabilidade de identificá-los, por meio da implantação de microchip, cadastrar os dados do animal, encaminhar para instalações, entre outros cuidados. Nesse local será realizado exame clínico pelo médico-veterinário, coleta de material para exames, entre outros procedimentos necessários caso o animal seja portador de alguma doença.
A empresa Antônio Marcos Guimarães Ginelli encaminhará os animais para o município da Serra. O proprietário terá oito dias para entrar em contato com a Postura, da Setrans. Caso o animal não seja procurado dentro desse prazo será doado para alguma faculdade, instituição ou para outro proprietário,desde que atenda as exigências da lei. Para recuperá-lo, o proprietário deve pagar uma multa, que varia dependendo do tempo em que o animal ficar retido.
De acordo com o artigo 8º da Lei nº 4.051, a Administração Pública cobrará do proprietário do animal, no ato do resgate, as respectivas taxas: recolhimento; exame de AIE (Anemia Infecciosa Equina) e mormo; diárias. Os valores cobrados, expresso em Valor de Referência do Tesouro Estadual (VRTE), correspondem:
- Recolhimento: 100 VRTE = 295,39 reais;
- Exame de AIE (Anemia Infecciosa Equina): 82 VRTE = 242,21 reais;
- Diárias: 50 VRTE = 147,69 reais.
As denúncias de animais soltos nas vias públicas continuam sendo feitas.
O telefone de contato é: (27) 9.9830-5295
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias