‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
Os docentes que lecionaram em 2024 na Escola Municipal de Ensino Integral (Emefti) Honório Nunes de Jesus, bairro Morobá, foram agraciados com a "Premiação Mais Professores – Valorização". Agora, eles compõem um corpo de 100 mil professores das escolas públicas de todo o Brasil que obtiveram a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O Ideb é um indicador crucial no Brasil que mede a qualidade da educação básica, combinando o desempenho dos estudantes nas disciplinas de português e matemática, aliado ao fluxo escolar (taxas de aprovação/reprovação), medido pelo Censo Escolar. Essa avaliação serve como uma ferramenta para planejamento e definição de metas educacionais, com o objetivo de alcançar padrões de países desenvolvidos.
Dentro deste contexto, que envolve escolas que atendem comunidades socialmente vulneráveis, os professores da Emefti Honório Nunes de Jesus, em função do grande trabalho frente a seus estudantes, irão receber um crédito no valor de R$ 3 mil, a ser utilizado exclusivamente para a aquisição de computadores, notebooks ou tablets.
A professora Alessandra Parteli Pereira Alvarenga, comentou sobre o que significou essa conquista, mostrando que é possível desenvolver um trabalho qualificado e comprometido por parte do magistério público. “Essa conquista serviu como um amadurecimento pessoal e um reconhecimento de extrema importância, pois deixa claro que resultados educacionais de qualidade são possíveis de serem alcançados, mesmo em escolas que estão localizadas em áreas onde há risco social. Esse tipo de prêmio nos valoriza, fortalece a autoestima profissional e cria referências positivas para outras escolas da rede”, afirmou.
Ainda de acordo com Alessandra, a ‘Premiação Mais Professores – Valorização’ contribui para reduzir desigualdades, ao mostrar que é possível alcançar bons resultados com políticas pedagógicas eficazes e apoio institucional, incentivando a permanência e o engajamento de educadores na escola pública. “O ano de 2025 foi de muito trabalho e excelentes resultados. Eu estava como regente de uma turma de 5º ano, que eu já acompanhava desde 2024, e isto foi muito proveitoso, pois coloquei em prática estratégias de ensino que levaram os estudantes ao crescimento acadêmico e a refletir e entender a importância que a educação tem em nossas vidas. Eles ficaram engajados em alcançar boas notas, tanto em avaliações internas quanto externas, daí os bons resultados no Ideb”, destacou.
Essa iniciativa do Ministério da Educação (MEC) faz parte do eixo de Valorização do Programa Mais Professores para o Brasil, que reúne benefícios exclusivos oferecidos por meio de parcerias interministeriais, com bancos públicos e com empresas parceiras para reconhecer, valorizar e cuidar de quem já está em sala de aula, promovendo ações que impactam positivamente o cotidiano dos docentes.
Para a professora Kleidimila Zaganelli Gouvêa Rissari, receber essa premiação foi uma emoção imensa e um reconhecimento que ela carrega com profunda gratidão. “Essa conquista representa muito mais do que um resultado: ela traduz o esforço diário, a dedicação e o amor de uma equipe inteira que acredita na educação como instrumento de transformação. Nada disso seria possível sem o apoio dos meus colegas da Honório, que caminham juntos, trocam saberes, se apoiam nos desafios e celebram cada avanço dos nossos alunos”, pontuou.
Ela ainda destacou, com carinho, a gestão escolar, que conduz o trabalho com sensibilidade, responsabilidade e compromisso, criando um ambiente de diálogo, incentivo e acolhimento. “Ao longo do ano, vivenciamos um trabalho coletivo, planejado e comprometido, sempre com o olhar atento às necessidades dos estudantes. Os avanços refletidos no Ideb são fruto dessa união, da prática pedagógica consciente e do compromisso de todos em oferecer uma educação de qualidade. Essa premiação reforça que, quando a escola trabalha em parceria, os resultados ultrapassam números e se transformam em histórias de aprendizagem, crescimento e esperança”.
A secretária Jenilza Spinassé parabenizou todo o magistério premiado, o que segundo ela, mostrou que o compromisso de cada professor faz sim, toda diferença para um ensino de qualidade. “Foi com muito orgulho e alegria no coração que repassei a notícia dessa grande conquista a eles. Percebi no olhar de cada um a felicidade por esse reconhecimento do MEC. Agora, fazemos parte de um corpo que se destacou em todo o país, e nossos docentes da escola Honório são exemplos para toda nossa rede municipal. Que eles sirvam de inspiração, e que essa premiação traga ainda mais condições de fomento ao aprendizado”, disse.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Reality Show ‘Escola de Sabores’ começa a ser exibido neste sábado (20)
- Atenção Motoristas: mão dupla na Rua Leopoldo Rangel
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz