Doenças ocupacionais são tema de ação educativa em Aracruz

Publicado em: 23 de fevereiro de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Doenças ocupacionais são tema de ação educativa em Aracruz

Para alertar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da lesão por esforço repetitivo e doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (LER/DORT), a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalho de Aracruz, em parceria com o Centro de Reabilitação de Aracruz (CREARA), realiza nesta sexta (24), das 7h às 18h, uma Ação Educativa na sala de espera do CREARA.

O objetivo da ação é informar ao maior número de pessoas atendidas no CREARA sobre a doença, a fim de alertar a população para os sinais e sintomas e promover a prevenção melhorando a qualidade de vida do trabalhador.

Prevenção

A prevenção de lesões por esforço repetitivo se baseia em hábitos e cuidados com a postura. A prática de exercícios físicos regularmente ajuda bastante. Essas atitudes podem prevenir de forma significativa os problemas relacionados à LER.

Saiba o que é a LER/Dort

A lesão por esforço repetitivo (LER) ou Distúrbio Ósteo Muscular Relacionado ao Trabalho (Dort) refere-se a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores, atacam músculos, nervos e tendões provocando irritações e inflamação.

Essa doença geralmente é causada por movimentos repetidos e contínuos com consequente sobrecarga do sistema musculoesquelético. Esforço excessivo, má postura, estresse e más condições de trabalho também contribuem para aparecimento da LER. Em casos extremos pode causar sérios danos aos tendões, dor e perda de movimentos.

Esses problemas adoecem trabalhadores em todo o mundo, tendo sido registradas epidemias na Inglaterra, países escandinavos, Japão, Estados Unidos, Austrália e Brasil.

Compartilhe em suas redes sociais: