Vacinação contra febre amarela terá 100% de cobertura em Aracruz

Publicado em: 02 de março de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Vacinação contra febre amarela terá 100% de cobertura em Aracruz

Com objetivo de proteger a população, a Prefeitura de Aracruz intensifica a vacinação contra febre amarela no município. Neste sábado, 04 de março, das 8h às 16h, acontece o dia D em todas as 15 Unidades de Saúde da sede e do interior. A vacinação também vai acontecer em outros dois pontos: no CREARA e no Shopping Oriundi.

“Além de reforçar a imunização da população, a vacinação no sábado vai atender às pessoas que não conseguem ir às unidades durante a semana”, explicou  o Secretário de Saúde, Luis Claudio Gomes Souto, que destacou ainda que a iniciativa é uma das estratégias do município para fortalecer o bloqueio contra a doença. “O objetivo da ação, apesar da cidade não ter notificado casos da doença, é evitar a proliferação da febre no município”.
A vacinação continua de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as Unidades de Saúde. É importante levar carteira de vacinação e documento pessoal. A Prefeitura de Aracruz está vacinando toda à população, dentro dos critérios do Ministério da Saúde.


Confira os locais de vacinação:

 

UNIDADES DE SAÚDE
Unidade de Saúde Barra do Riacho
Unidade de Saúde Barra do Sahy
Unidade de Saúde Bela Vista
Unidade de Saúde CAIC
 
Unidade de Saúde Coqueiral 01 (UBS Antiga)
Unidade de Saúde Guaraná
Unidade de Saúde Guaxindiba
Unidade de Saúde Jacupemba
Unidade de Saúde Jequitibá
Unidade de Saúde Mambrini
Unidade de Saúde Santa Cruz
Unidade de Saúde Santa Rosa
Unidade de Saúde Vila do Riacho
Unidade de Saúde Vila Rica
Unidade de Saúde Morobá


Atenção!

Os sintomas e sinais mais comuns da doença são: febre alta, dor de cabeça, calafrios, cansaço, dor muscular, náuseas e vômitos. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

Contraindicações para a vacina de febre amarela:
A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas (baixa imunidade). Em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco, o médico deverá avaliar o benefício ou não da vacinação para estes grupos, levando em conta o risco de eventos adversos.

Duas doses da vacina de febre amarela protegem durante toda a vida!

Quem recebeu duas doses da vacina, na infância ou na fase adulta, já está devidamente protegido contra a febre amarela e não precisa buscar o serviço de saúde. Duas doses são o suficiente para proteger durante toda a vida. Uma terceira dose não vai criar nenhuma proteção adicional.

Compartilhe em suas redes sociais: