Câmeras de videomonitoramento flagram ação do tráfico de drogas na Praça da Paz. Menor é apreendido em flagrante

Publicado em: 31 de março de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: À esquerda, momento em que a câmera de videomonitoramento flagra o menor passanado a maconha a um outro jovem. À direita, o menor preso pela polícia militar.
Câmeras de videomonitoramento flagram ação do tráfico de drogas na Praça da Paz. Menor é apreendido em flagrante

As câmeras de videomonitoramento da prefeitura de Aracruz flagraram na manhã desta sexta-feira (31/03), uma ação do tráfico de drogas ocorrida na praça da paz. Pelas imagens é possível ver nitidamente um jovem repassando uma bucha de maconha para um outro.

Antes mesmo da venda, o menor de idade, que foi apreendido em flagrante, retira as buchas de maconha de uma pequena caixa de papelão, muito parecida com as usadas no consumo de salgadinhos. Logo em seguida, um outro aparece, entrega o dinheiro e pega a droga. Depois da venda, a maconha é consumida no mesmo local.

O flagrante foi feio por volta das 11h50 e, após acionada pela equipe do videomonitoramento, a polícia apareceu pouco tempo depois. Ao perceber a aproximação da viatura o menor sai correndo em direção às escadarias, porém a polícia vai atrás e consegue pegá-lo.

A Polícia Militar apreendeu seis buchas de maconha, um simulacro de arma de fogo e encaminhou o adolescente à delegacia, onde ele foi autuado por tráficos de drogas. Como se trata de um menor, ele foi entregue aos pais e posteriormente será intimado a comparecer em juízo. Esta foi a ocorrência de número 84 flagrada pelas câmeras de videomonitoramento somente neste mês de março.

Eficiência e combate à criminalidade
Entre as ocorrências, as 66 câmeras que estão espalhadas por todo o município de Aracruz, fazem flagrantes de todos os tipos, entre eles, o consumo e tráfico de drogas, vandalismo ao patrimônio público, tentativas de furto, agressão, princípio de incêndio, acidentes de trânsito, vazamentos de esgoto, captura de animais silvestres, dentre outros.

Para que essas ocorrências possam ser atendidas, a equipe de videomonitoramento está em constante comunicação com a Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e Fiscalização de postura. Esse trabalho funciona toda semana, 24 horas por dia, e com uma equipe formada por seis Operadores e um Supervisor de Turno.

O local de instalação das câmeras foi definido a partir do mapa da violência e seguiu critérios como maior concentração de pessoas e necessidades das comunidades. O investimento teve a finalidade de gerar maior eficiência no combate à criminalidade, auxiliando o policiamento ostensivo e o processo investigativo, com a identificação de infratores.

Compartilhe em suas redes sociais: