Bairros Morobá e Novo Jequitibá recebem o “Programa de Vigilância e Controle de Roedores”
Dando continuidade às atividades de controle químico que são realizadas nos bairros de Aracruz, atividade esta que teve início em dezembro de 2016, em áreas-alvo como Polivalente, Vila Nova, Guanabara, Segatto, Fátima e São Clemente, outas duas localidades como Morobá e Novo jequitibá, recebem nas próximas semanas as visitas dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
O CCZ, por meio do “Programa de Vigilância e Controle de Roedores”, realiza diversas atividades com o objetivo de monitorar a ocorrência de agravos de importância para a saúde pública, como, por exemplo, a Leptospirose. Algumas das atividades preventivas compreendem estudos de índice de infestação, atendimento de notificações, orientações nas residências, dentre outras.
A fim de complementar as atividades de controle e prevenção, também será realizado o controle químico das populações de roedores nas vias públicas do município, em “áreas-alvo” consideradas prioritárias e sujeitas à transmissão da leptospirose. Estas áreas são definidas com base em riscos de alagamentos, fatores sociais e presença de unidades de saúde, escolas, por exemplo.
Vale ressaltar que esta aplicação de raticidas no controle químico é realizada somente em vias públicas. Já no interior das residências, este controle deve ser feito por empresas especializadas e solicitadas pelo morador. Em caso de ocorrência de roedores, os munícipes podem entrar em contato com o CCZ para vistoria no local e orientações sobre manejo do ambiente. Com relação às denúncias, estas devem ser encaminhadas diretamente para a Ouvidoria Municipal. Outras áreas na sede e nos distritos do município estão em processo de avaliação e planejamento.
Cuidados básicos
Alguns cuidados básicos evitam a presença e proliferação de roedores no ambiente. Segue abaixo algumas dicas que devem ser seguidas pelos moradores:
- Não deixar alimentos desprotegidos ou mal armazenados; Não deixar disponível ração de animais, principalmente durante a noite. Deve-se oferecer o alimento em horários específicos e armazenar o mesmo em potes plásticos, vidro ou metal bem fechados. Não armazenar apenas dentro de sacos.
- Colocar telas em quaisquer aberturas por onde os roedores podem transitar, como caixas de esgoto, ralos, tubulações de drenagem, etc.
- Manter quintais limpos e livres de materiais inutilizáveis (entulhos, caixas, telhas, tijolos, etc.).
Em caso de dúvidas ou reclamações, o morador pode ligar diretamente no Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone: 3270-7480 das 7h às 11h e 13h às 17h, de segunda a sexta.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias