Iniciou hoje (03) o curso “Saúde do Idoso” para técnicos de enfermagem das Unidades de Saúde

A população de idosos vem aumentando no mundo inteiro e em Aracruz não é diferente, por isso teve início hoje (03/05) um curso para os técnicos de enfermagem das Unidades de Saúde do município e das aldeias indígenas. O Curso “Saúde do Idoso” tem carga horária de 160 horas e as aulas acontecem todas as quartas-feiras, das 8h às 17h, na Casa do Estudante.
Aproximadamente 30 alunos participam da capacitação que é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e executada pela EMESCAN em parceria com a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA). Os professores são enfermeiros da SEMSA.
Segundo a gerente de Atenção Primária, Janete Aparecida Peroni, o município está preparando os profissionais para cuidarem melhor dos cidadãos aracruzenses. “Que tudo que for aprendido aqui seja colocado em prática nas Unidades em que vocês trabalham para proporcionarmos o envelhecimento saudável de nossos idosos”.
Juliana Baiocco, subsecretária técnica da SEMSA, explicou que a atenção primária tem a responsabilidade de criar ações que promovam a saúde e a prevenção de doenças dos idosos. “Este curso vai ajudá-los a melhorar o atendimento a nossos idosos para que eles possam lidar melhor com o envelhecimento”.
O representantes da EMESCAN e a representante da SESA, enfermeira Eliana Moreira reconheceram o empenho da prefeitura em oferecer este curso aos seus servidores. “A administração está comprometida com a busca do conhecimento, por isso é muito importante a participação de vocês (técnicos do município) nas atividades”.
De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Cláudio Gomes Souto o Ministério da Saúde está preocupado com o envelhecimento da população. “Este é um público que demanda uma atenção especial, dessa forma é importante oferecer qualificação para nossos servidores que trabalham diretamente com esta população”.
O secretário explicou ainda a importância do trabalho preventivo realizado pelo município. “O custo de prevenção é ¼ dos custos da média e alta complexidade. E os idosos precisam ser bem tratados para se sentirem protegidos e cuidados. A boa saúde engloba bem-estar social, físico e mental”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Formação “Coleção Meu Futuro Melhor: Celebrando a Diversidade Étnico- Racial” promove desenvolvimento de competências
- 26ª Expo Aracruz contará com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial
- Agosto Lilás: ação transforma o Centro em espaço de cuidado e fortalecimento das mulheres
- Final de semana terá programação em Barra do Riacho e Jacupemba
- Prefeitura certifica primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas
- Aracruz participa do 20° Fórum Nacional de Educação da Undime
- Velocidade: Campeonato Estadual de Velocidade na Terra acontece neste domingo(3)
- 26ª Expo Aracruz: contagem regressiva para o maior evento do norte do Estado
- Projeto Comunidade de Leitores: Emefi Ybyrapytanga realiza a 4ª edição da Peneira Literária (Kuatiarupema)
- Programa Saúde na Escola apresenta Lei Municipal da "Cantina Saudável" e discute os benefícios de uma boa alimentação