Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável define comissões para atender demandas de produtores

Publicado em: 10 de maio de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Encontro aconteceu no auditório do Cisa, no centro de Aracruz
Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável define comissões para atender demandas de produtores

Representantes de associações de produtores rurais do município, da Secretaria de Agricultura (SEMAG) e outras entidades ligadas ao campo, como o Incaper e Sindicato Rural de Aracruz, participaram, na manhã de terça-feira, 10, da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. O encontrou discutiu demandas levantadas pelas associações e, além disso, teve o intuito de escolher as comissões que ficarão responsáveis por cada item inserido no planejamento da CONDERSU deste ano.

Dentre as demandas debatidas está a atualização do diagnóstico rural, elaborado em 2013, e também a ampliação da cobertura de telefonia rural nas comunidades de Gimuhuna, Cachoeiro do Riacho, Brejo Grande e Nova Esperança.  A disponibilização de um espaço no mercado municipal para associações rurais e agricultura familiar promoverem suas vendas também esteve na pauta.

Outro ponto discutido foi o apoio no fortalecimento e projetos para diversas cadeias produtivas, como a agroindústria de polpa de frutas; certificação de farinheiras; agroindústria e processamento de legumes; câmaras de resfriamento para conservação e qualidade de frutas e legumes e também a agroindústria de panificados, tendo como base recursos da agricultura familiar.

Para o secretário de Agricultura, Renato Pereira Sobrinho, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável cumpre um papel importante ao estabelecer a comunicação entre associações rurais, entidades e a SEMAG. “Essas reuniões são importantes para atendermos as demandas de forma justa. A secretaria mantém as decisões levantadas no conselho, que representa o produtor, já que associações organizadas e outras entidades apresentam ao conselho o que é prioridade”, explicou.

Compartilhe em suas redes sociais: