Dia Internacional do Museu: músicas e atividades culturais no Museu Histórico de Santa Cruz

Publicado em: 18 de maio de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Dia Internacional do Museu: músicas e atividades culturais no Museu Histórico de Santa Cruz

Em comemoração ao Dia Internacional do Museu, o Círculo Comunitário Amigos de Santa Cruz (CICASC) em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur), da Prefeitura de Aracruz realizam nos dias 26, 27 e 28 de maio o evento: Dia do Museu “Santa Cruz Mostra”.

O evento tem o objetivo de valorizar a cultura, resgatar o interesse da população pelo Museu e despertar no aracruzense a importância de conhecer a história do município, além de contribuir para a democratização da cultura.

“O Museu é um espaço destinado para a cultura e a história que contribui com o turismo, movimenta o cenário local e passa a incluir o município nas áreas de cultura do Espírito Santo”, disse o Secretário da Semtur, Jean Pedrini.

O Prefeito Jones Cavaglieri considera o Museu essencial para que as próximas gerações possam usufruir e se reconhecer no passado. “O Museu se concretiza como espaço para fomentar a cultura e incentivar o cidadão a cultivar o gosto pela arte, preservar o patrimônio cultural e a conhecer a história”.

 

História do museu de Santa Cruz

A construção da Casa de Câmara e Cadeia se deu a partir do ano de 1862, e foi finalizada em 1876. Elevada à condição de Vila em 1848, “Aldeia Velha”, como era chamada, passou a ser Santa Cruz e com isso, os serviços públicos precisavam de funcionamento. Surge a Casa de Câmara e Cadeia de Santa Cruz.

Além das sessões da Câmara e a própria cadeia, atividades do júri também eram reservadas para o local. O prédio passou a ser um dos melhores edifícios da província na época. O Imperador esteve em Santa Cruz no ano de 1860, e apesar disso, algumas pessoas tinham a ideia de que a Casa foi o local onde ele se hospedou, o que não seria possível, já que as construções ficaram prontas anos após a partida de Dom Pedro II, já em 1876.

O Museu Histórico de Santa Cruz, criado pela Lei Municipal nº 3.872 de 17 de dezembro de 2014, preserva o Patrimônio Histórico, Artístico, Icnográfico e Etnológico do município de Aracruz. O acervo exposto é formado por elementos que representam aspectos da trajetória histórica do município, desde seus fundadores, remontando o processo de colonização dos europeus, ao encontro de culturas já existentes do local e trazidas posteriormente.

SERVIÇO:

Dia do Museu “Santa Cruz Mostra”
QUANDO: 26, 27 e 28 de maio
ONDE: Museu Histórico de Santa Cruz

Compartilhe em suas redes sociais: