Vacina contra Influenza prorrogada em Aracruz

Publicado em: 26 de maio de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Vacina contra Influenza prorrogada em Aracruz

Quem faz parte do grupo prioritário e ainda não se vacinou contra a gripe, tem até o dia 09 de junho para ir a uma das Unidades de Saúde em Aracruz e garantir a sua proteção. A Campanha de Vacinação contra a Influenza terminaria nesta sexta-feira (26), mas o Ministério da Saúde autorizou a prorrogação da campanha em todo o Brasil. 

De acordo com o Secretário de Saúde, Luiz Cláudio Gomes Souto é de fundamental importância que a população-alvo busque, o quanto antes, os postos de vacinação para garantir a proteção contra a Influenza, principalmente neste período, que antecede o inverno.

“A meta de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde para os grupos prioritários é de 90% e em alguns destes grupos é necessário uma maior adesão, como os de trabalhadores de saúde (60%), das crianças (63%) e das gestantes (65%)”, explicou o secretário.

A campanha é voltada para os grupos que são mais vulneráveis às complicações da gripe. Além de pessoas com 60 anos ou mais, devem ser vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os quais devem apresentar uma prescrição médica na hora da vacinação.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno do ano passado — H1N1, H3N2 e influenza B —, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A gripe diminui a resistência do organismo a outras infecções, facilitando a instalação de bactérias que causam pneumonias, otites, sinusites, amigdalites e outras doenças.

Compartilhe em suas redes sociais: