Lideranças comunitárias participam do Programa de Educação Ambiental
Na manhã deste sábado (27/05), lideres comunitários das localidades de Vila do Riacho, Barra do Riacho e Barra do Sahy, estiveram no Parque Natural Municipal do Aricanga para participarem do Programa de Educação Ambiental. A ação é uma parceria da prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Transportes e Serviços Urbanos, Fibria e Portocel.
Durante todo o dia os líderes comunitários estiveram envolvidos em uma vasta programação com o intuito de entretê-los e sensibilizá-los às causas ecológicas e do meio ambiente.
As atividades tiveram início com uma caminhada ecológica pelas belas trilhas do parque, onde os presentes puderam refletir sobre a preservação do ambiente natural e a proteção des córregos e nascentes, além de aprenderem sobre o Sistema Nacional de Unidade e Conservação (SNUC).
A bióloga da Lumiar Ambiental, Adriana Secato, responsável pela execução do Programa de Educação Ambiental da Fíbria e Portocel, falou sobre o foco da formação, seus objetivos e importância. “Infelizmente muitas pessoas ainda não tem noção das questões que envolvem o licenciamento ambiental. Queremos dar a eles um conceito dos processos do licenciamento, para que todos possam participar e melhorar a qualidade de vida”.
Ainda de acordo com Adriana Secato, muitas vezes quando uma empresa vai se instalar em uma determinada região, no meio do licenciamento a comunidade é chamada para participar e muitos estão completamente por fora do assunto. “Eles não sabem como participar, nem das audiências públicas. Precisam também saber a quem procurar e a quem reivindicar. Queremos dar essa noção a eles, sensibilizá-los para uma melhor participação nas políticas públicas”, explicou.
A coleta seletiva e seus desafios
A Coordenadora de Coleta Seleta de Resíduos da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos, Fernanda Costa, deu uma palestra para mostrar como está funcionando o processo de coleta seletiva em Aracruz. Ela falou sobres os desafios a serem enfrentados. “Estamos estruturando o sistema de coleta seletiva na cidade. Também falaremos sobre a Associação de Catadores 'Recicle Aracruz' ”, comentou.
Segundo Fernanda, a cidade pode ter uma melhor estrutura para trabalhar a coleta seletiva, porém, se a comunidade não se conscientizar e ajudar, nada irá para a frente.
Dando seguimento à programação, os líderes comunitários também participaram de uma palestra com o Mestre em Ecologia, Professor Walter Có, que falou sobre temas relacionados à sensibilização ambiental, recursos hídricos e saneamentos. No próximo sábado (03/06) acontece a segunda etapa do Programa de Educação Ambiental, também a ser realizado no Parque Natural Municipal do Aricanga.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias