Acolhimento: Atendimento humanizado nas Unidades de Saúde

Publicado em: 31 de maio de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Acolhimento: Atendimento humanizado nas Unidades de Saúde

Com o objetivo de melhorar o atendimento nas Unidades de Saúde do município, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa) já está trabalhando com o “Acolhimento” que visa a resolutividade, humanização e solidariedade no atendimento aos pacientes.

Com o “Acolhimento”, as Unidades contam com um enfermeiro para receber os pacientes e orientá-los. Os enfermeiros realizam o trabalho de acordo com um Protocolo Municipal criado em 2014 e aprovado pelo Coren/ES (Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo) que concede autonomia a esses profissionais dentro da Atenção Básica, sendo de sua competência atender todos os ciclos de vida desde crianças a idosos, através de consultas de pré-natal, consulta á criança saudável (puericultura), consulta ao paciente hipertenso e diabético, coleta de preventivo, dentre outros, assim também como prescrição de  medicamentos e solicitação de exames (desde que estejam dentro do Protocolo).

No caso da puericultura, o atendimento à criança engloba a sequência de ações ou medidas preventivas direcionadas desde antes do nascimento até os 9 anos de idade, com o objetivo de evitar que ela adoeça, além de promover o crescimento e desenvolvimento adequado. O Ministério da Saúde recomenda sete consultas de rotina no primeiro ano de vida na 1ª semana, no 1º mês, 2º mês, 4º mês, 6º mês, 9º mês e 12º mês que serão realizadas pelo médico pediatra, no 3º mês, 5º mês, 7º mês, 8º mês,10º mês,11º mês as consultas serão intercalas entre o médico  e o enfermeiro do  Programa de Saúde da Família.

 

Atendimento humanizado – Agendamento em Bloco

Outro serviço prestado com o “Acolhimento” é o agendamento em blocos. Antes os usuários só podiam fazer agendamento uma vez na semana e todos os pacientes deveriam chegar as Unidades de Saúde, às 7h para se consultar. Com este agendamento, a cada hora são marcados quatro pacientes. Este serviço tem como objetivo reduzir o tempo de espera nas Unidades e oferecer mais conforto aos usuários, que passam a esperar menos tempo para as consultas.

Segundo a Enfermeira e Gerente de Atenção Primária da Semsa, Janete  Peroni, este tipo de atendimento busca a excelência na qualidade do serviço prestado a comunidade. “O objetivo do “Acolhimento” é oferecer informações, tirar dúvidas e encaminhar os usuários acolhidos para os serviços necessários e solucionar a demanda espontânea”.

Para o prefeito Jones Cavaglieri, a qualidade da atenção prestada pelos serviços de saúde está diretamente ligada ao acolhimento e à satisfação do paciente. “Temos o compromisso e a humildade de construir um atendimento de qualidade ao usuário de saúde. Nós precisamos construir juntos, olhando para cada um de nós, de que forma gostaríamos de ser atendido na saúde pública e como fazer isso ao outro”.

Cavaglieri ressalta ainda que é nítida a melhora no atendimento das Unidades e que problemas foram resolvidos, mas o caminho é longo. “Temos muito ainda para fazer, o processo de transformação acontece aos poucos, mas será mais eficiente. Temos trabalhado nas gestões de acesso, porque acolhimento é acesso e resolutividade”, afirma o prefeito.

Confira o depoimento de quem sente e faz a diferença:

Enfermeira Marcilene Alves Nascimento Rodrigues – Unidade de Saúde do Guaxindiba “O atendimento melhorou muito com o “Acolhimento” na Unidade de Saúde. Antes os médicos ficavam sobrecarregados e muita coisa o enfermeiro pode resolver de acordo com o Protocolo. A organização está muito melhor. Todo usuário já sai daqui com orientações e encaminhamentos”.

Paciente Rosangela Martins Caetano – Trabalhadora Rural “Ta muito melhor desse jeito. Deus abençoe que continue dessa forma. Antes a gente chegava e tinha dificuldade de agendar. Acho ótimo o atendimento realizado pelos enfermeiros”.

José Francisco de Chagas – Recepcionista da Unidade de Saúde “Trabalho como recepcionista há quatro anos e estou admirado com a organização oferecida pelo Acolhimento. A forma de agendamento ficou muito melhor. Está bem melhor trabalhar porque está muito organizado”.

Elisangela Rodrigues Pereira e Vanessa Cristina Forechi – enfermeiras Unidade de Saúde CAIC “O acolhimento veio para agregar benefícios ao atendimento nas Unidades. Com esta organização os usuários tem mais acesso aos enfermeiros e aos serviços que eles podem prestar. A maioria dos pacientes já saem com seus problemas resolvidos. Muita coisa é solucionada até mesmo no primeiro contato, não sendo necessário ocupar uma vaga que poderá ser usada por um usuários em casos mais urgentes. Com os enfermeiros fazendo este primeiro atendimento, diminui a fila de espera e o atendimento consegue ser mais humanizado. O atendimento em bloco deveria existir há muito tempo”.

 

 

SAÚDE DA CRIANÇA
CONSULTA PUERICULTURA
Ano Meses Médico Pediatra Médico ESF Enfermeiro ESF
1º ANO
1ª semana


1º mês


2º mês


3º mês


4º mês


5º mês


6º mês


7º mês


8º mês


9º mês


10º mês


11º mês


12º mês


2º ANO
18 meses


24 meses


A PATIR DO 2º ANO anual


 

CONSULTAS PRÉ-NATAL RISCO HABITUAL
Trimestre Meses IG Retorno Médico ESF Enfermeiro ESF
1º Trimestre
1º mês 1 a 4 semanas
MENSAL
   
2º mês 5 a 8 semanas    
3º mês 9 a 13 semanas    
2º Trimestre
4º mês 14 a 17 semanas    
5º mês 18 a 22 semanas    
6º mês 23 a 26 semanas    
3º Trimestre
7º mês 27 a 31 semanas    
8º mês 32 a 36 semanas QUINZENAL    
9º mês 37 a 41 semanas SEMANAL    
Consulta Puerperal 1ª semana pós-parto      

 

SAÚDE DA MULHER



CONSULTAS PRÉ-NATAL RISCO HABITUAL


Trimestre

Meses

IG

Retorno

Médico ESF

Enfermeiro ESF


1º Trimestre

1º mês

1 a 4 semanas

 MENSAL

 

 


2º mês

5 a 8 semanas

 

 


3º mês

9 a 13 semanas

 

 


2º Trimestre

4º mês

14 a 17 semanas

 

 


5º mês

18 a 22 semanas

 

 


6º mês

23 a 26 semanas

 

 


3º Trimestre

7º mês

27 a 31 semanas

 

 


8º mês

32 a 36 semanas

QUINZENAL

 

 


9º mês

37 a 41 semanas

SEMANAL

 

 


Consulta Puerperal

1ª semana pós-parto

 

 

 


Compartilhe em suas redes sociais: