Coordenadores dos apoios se reúnem para discutir limpeza pública e reciclagem

Publicado em: 05 de junho de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Coordenadores dos apoios se reúnem para discutir limpeza pública e reciclagem

Os coordenadores dos Apoios Regionais da Prefeitura de Aracruz participaram de uma reunião na Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) para discutir os trabalhos realizados na limpeza pública e a implantação de pontos de entrega de materiais recicláveis nos distritos.

Na ocasião, o secretário da Setrans, Luiz Fernando Meier, esclareceu para os Coordenadores quais as principais dificuldades e demandas da secretaria, e da solicitação de compra dos materiais para atendimento das atividades que estão sendo executadas no município.

Esta reunião foi motivada por outra que ocorreu no final do mês de maio, na qual a Setrans se reuniu com lideranças comunitárias para falar sobre o panorama dos resíduos do município, os desafios e projeções futuras da administração. No encontro, a Coordenadora de Coleta de Resíduos Sólidos, Fernanda Costa Santana Oliveira, explicou que o município conta com uma associação de catadores de matérias recicláveis  que faz o serviço de coleta na cidade. “Ainda está sendo feito a estruturação do serviço para que a coleta seja feita porta a porta em todo o município. Hoje ela é feita somente em alguns pontos da cidade”, comenta.

A coordenadora esclareceu também que na reunião foi pedido pelas lideranças comunitárias que  o projeto de sistema de coleta seletiva seja estruturado e que fosse colocado à disposição das comunidades locais a entrega voluntaria para o descarte correto dos resíduos reciclados. As lideranças pediram ainda que as escolas municipais participassem da rota existente do caminhão da coleta. Na ocasião foi solicitado que fosse feito um treinamento com os Coordenadores de Apoio para passar informações sobre os serviços fornecidos pela Setrans.

Reunião com os Coordenadores - Limpeza Urbana:

A gerente de Limpeza Pública, Camila Candido Santos Pizzol, fez uma abordagem sobre a descrição dos serviços prestados pelo setor de limpeza pública como: a coleta manual (composta por um caminhão, dois coletores que recolhem galhos, madeiras, móveis velhos); coleta mecanizada (conta com dois caminhões caçamba, uma pá carregadeira para recolhimento de resíduos de construção civil); e a coleta de entulho por caixa coletora (cujo agendamento na sede se dá todas as segundas-feiras, das 7h às 13h, já nos distritos a agenda é feita nos Apoios Regionais).

Também foi explicado aos coordenadores o funcionamento do serviço de roçada, pintura de meio fio, pequenas retiradas de areia, e pequenas capinas, serviço feito por três equipes de oito garis e quatro operadores de recadeira. Outros serviços realizados no município são o de limpeza das praias que conta com uma equipe de 10 garis, mais dois operadores de recadeira, as coletas domiciliares e de resíduos de saúde (clínicas e hospitais) e roçada mecanizada nas áreas públicas. A varrição é feita por 135 garis que varrem toda a cidade.

A gerente ressaltou as limitações do atual contrato quanto aos volumes de resíduos contratados. “No mês de maio, por exemplo, as máquinas que retiram entulho ficaram paradas de 26 a 31, pois o volume máximo contratado já havia sido atingido. Com relação ao número de caixas coletoras, ainda não temos a quantidade suficiente para atender toda demanda da sede e distritos”, explica.

 

Reciclagem nas escolas:

Fernanda Costa Santana Oliveira explicou que passou em todas as escolas municipais e conversou com os diretores que gostaram da ideia da reciclagem. “Foi acordado que as escolas servirão como ponto de entrega voluntário  nas comunidades com coleta semanal. Os alunos levarão em suas agendas as informações necessárias para o descarte correto. Os apoios também serão pontos de entrega”.

As escolas participantes da coleta de resíduos são: EMEF Professora Bárula, Balneário Praia do Sauê,  Mar Azul, CMEI Donatila Coutinho, CMEI Vovó Jandira e CMEB Álvaro Souza. A secretaria já tinha intenção de reunir todos os apoios para alinhar os trabalhos, mas devidos as demandas da secretaria ainda não tinha sido possível. Porém nesta reunião todos os apoios receberam treinamento tanto para auxiliar a comunidade  na coleta seletiva quanto aos outros serviços da Setrans. 

Compartilhe em suas redes sociais: