Programa de Educação Ambiental (PEA) realiza curso de formação a Auxiliares de Biblioteca
Teve início na manhã desta terça-feira (05/06) um curso de formação aos auxiliares de biblioteca da rede municipal de ensino de Aracruz. O evento faz parte do Programa de Educação Ambiental Escolas (PEA) Lumiar Ambiental – Fíbira e Portocel.
A secretária de Educação Ilza Rodrigues esteve presente na EMEF Placidino Passos e falou aos presentes sobre a importância do trabalho de cada auxiliar de biblioteca, além de destacar o porquê em receber uma capacitação voltada para as questões do meio ambiente.
“Vocês têm um trabalho fundamental no auxilio educacional de todos nossos alunos. Quem trabalha em biblioteca sabe das dificuldades encontradas, no cuidado com os livros, acompanhar, cobrar. Trata-se de um espaço muito rico de aprendizagem. Todos nós precisamos de formação, de orientação. É importante que cada um de vocês desenvolvam esse conhecimento voltado para o meio ambiente para que possam também repassar às nossas crianças”, ressalta.
Ilza também aproveitou a oportunidade para pedir aos bibliotecários que cada um saiba aproveitar o que é bom. “Precisamos ficar atentos. Temos que tirar tudo o que não presta de nossas prateleiras, construir valores, e não destruir, porque a bibliotecas é um espaço de muito valor”, concluiu.
Questão ambiental, questão cidadã.
O Biólogo e Educador Ambiental, Walter Có deu uma grande aula sobre a complexidade que envolve a criação e formação da vida. Segundo ele, a questão ambiental tem que ser vista como uma questão cidadã, onde todos devem ter uma mínima noção sobre as questões que envolve o meio ambiente.
No início de sua fala ele deixou claro que as três coisas que mais importam na vida, são o ar, a água e os alimentos. “Sem o ar, sem água e sem alimentos, todos nós morreríamos. Sem esses elementos não existira nossa família, nossa saúde e nossa fé. Há mais de 20 anos eu trabalho com formação ambiental para todas os públicos. As famílias não estão dando conta de fazer com que seus filhos gostem da terra. Tanto a igreja, instituições e família tem que passar esse conhecimento, porém entre o “tem que” e o “fazer”, existe uma distância gigantesca, esse é meu trabalho, onde me chamam eu falo sobre o meio ambiente, pois questão ambiental é questão de cidadania”, esclarece.
Para ilustrar seu trabalho, por meio de um telão o Educador Ambiental mostrou detalhes da vida microscópica, de como ela se forma, como se desenvolve, porque existe. “O que eu quero é que cada um de vocês saim daqui hoje com uma visão um pouco mais modificada sobre o que é a natureza e do nosso papel nesse momento, que é fundamental, ou nós mudamos nosso rumo, ou o dia dia ficará ainda mais difícil”, finaliza.
A formação continua nesta quarta-feira até as 17h com uma vasta programação, incluindo dinâmica, sensibilização ambiental, apresentação do Programa de Educação Ambiental da Fibria e Portocel, do Projeto Biblioteca Itinerante Ambiental, roda de conversa, reflexões e demais atividades.
O objetivo é motivar os auxiliares na realização de ações de educação ambiental, tal como Integrar a biblioteca às demais ações realizadas pela escola; formar em contação de história; incentivar a leitura por meio da Contação de História; apresentar propostas de ações que podem ser realizadas nas escolas, além de apresentar ações realizadas pelo Projeto Borboletras– IEMA.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nossocrédito fortalece o empreendedorismo e injeta cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Aracruz em 2025
- Verão Aracruz: dicas de cuidados com a saúde durante a temporada mais quente do ano
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026