Amigos da Água: trabalho coletivo ajuda recuperar nascentes em Aldeias Indígenas
Os mutirões realizados através de uma parceria entre estudantes de direito da Faculdades Integradas de Aracruz (Faacz), Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Aracruz e indígenas, estão ajudando a recuperar dezenas de nascentes localizadas em terras de povos tradicionais do município.
O último trabalho coletivo do projeto Amigos da Água aconteceu no sábado passado, 3 de junho, na aldeia Guarani de Olho D’água. Cerca de vinte alunos do 4º período participaram da ação e auxiliaram no cercamento de uma área de nascente.
Orientados por técnicos da Semag e pelo cacique da aldeia, cada grupo de estudante ficou responsável por uma parte do processo. Enquanto uns cavavam os buracos, outros carregavam as estacas de eucalipto e depois outro grupo realizava o estaqueamento. Assim, o trabalho coletivo fez com que a cerca ganhasse forma, tornando a nascente protegida.
De acordo com a Semag, o isolamento das áreas de nascente ajuda evitar o pisoteio de animais - um dos maiores fatores que contribuem para o assoreamento da cabeceira.
Mais de 3 mil estacas já foram distribuídas entre aldeias Guarani e Tupiniquim
Cerca de 3.500 estacas de eucalipto tratado já foram entregues para aldeias das etnias guarani e tupiniquim, além de 55 rolos de arame e 20 quilos de grampo. Somente em Areal, uma área com treze nascentes está sendo cercada. Pau Brasil, Olho D’água e Caieiras Velha também já iniciaram o processo de isolamento no entorno de cabeceiras.
Primeira fase do projeto está na reta final
Está na reta final a primeira fase do projeto Amigos da Água, que pretende recuperar 150 nascentes degradadas em Aracruz. Segundo a Secretaria de Agricultura, quase todas nascentes já receberam os materiais necessários para o cercamento.
Já foram entregues, ao todo, 11.500 estacas de eucalipto tratado. Cerca de 40 propriedades rurais de diversas regiões do município receberam estes materiais e realizam agora o trabalho de construção das cercas no entorno das áreas onde estão localizadas as nascentes, além das cinco aldeias indígenas.
O projeto Amigos da Água é idealizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Instituto Peroá, Forest Meio Ambiente e Fundação Banco do Brasil.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nossocrédito fortalece o empreendedorismo e injeta cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Aracruz em 2025
- Verão Aracruz: dicas de cuidados com a saúde durante a temporada mais quente do ano
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026