Audiência pública debate contaminação e mortandade de peixes em rios de Aracruz
A contaminação da água e a mortandade de peixes nos rios Riacho e Comboios e canal Caboclo Bernardo foram temas da audiência pública que aconteceu nesta quinta-feira (29), em Vila do Riacho. Órgãos ambientais, associações de moradores, população e empreendimentos de Aracruz debateram a situação das bacias hidrográficas da região e também sobre o futuro da água.
SAAE e SEMAM presentes na audiência
A audiência reuniu representantes das comunidades de Vila e Barra do Riacho, das aldeias de Comboios e Córrego do Ouro, representantes das Colônias de Pesca, das empresas Fibria e Portocel, Funai, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Defensoria Pública.
O Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Aracruz (Semam), Wagner José Elias do Carmo e representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) também estiveram presentes na Audiência.
Laudos sobre a qualidade da água serão disponibilizados à população
Durante a audiência o Engenheiro Sanitarista do SAAE, Elias Antonio Coelho Marochio, esclareceu a população sobre o monitoramento de qualidade dos mananciais que abastem o município. De acordo com ele, a qualidade da água distribuída para as comunidades do distrito está dentro dos padrões de potabilidade determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Elias também explicou que o SAAE realiza regularmente as análises físico-químicas da água distribuída e se mantém dentro dos padrões exigidos pela OMS.
A partir das demandas levantadas, o SAAE informou que a partir do mês de agosto disponibilizará periodicamente o resultado das análises realizadas e que irá promover palestras educativas nas escolas do distrito.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nossocrédito fortalece o empreendedorismo e injeta cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Aracruz em 2025
- Verão Aracruz: dicas de cuidados com a saúde durante a temporada mais quente do ano
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026