Projeto leva saberes dos manguezais para alunos da Rede Municipal

Publicado em: 21 de julho de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Projeto leva saberes dos manguezais para alunos da Rede Municipal

Uma aula ao ar livre com direito a passeio de escuna pelo rio Piraquê-Mirim. O Projeto Escola no Manguezal entrou em uma nova temporada convidando alunos da Rede Municipal de Ensino a embarcarem numa viagem pelos manguezais de Aracruz.

Nesta sexta-feira, 21, a turma do 6º ano da EMEF Luíza Silvina participou da primeira aula desta temporada do projeto. Acompanhados por um biólogo e por um tirador de caranguejo da região, cerca de 20 crianças caminharam pelo manguezal de Portal de Santa Cruz e conheceram de perto sobre um dos principais biomas do município.

A aula de campo despertou a curiosidade dos alunos; alguns tiveram a oportunidade de terem contato pela primeira vez com o manguezal. “Eu já vi, mas não tão de perto. O que eu mais gostei foi ver o caranguejo. Eu não imaginava que usavam ferramentas para tirar ele da lama, pensava que pegavam com a mão”, contou o estudante Caio Baioco, de 12 anos.

Passeio de escuna

Depois da caminhada os alunos embarcaram numa viagem pelo rio Piraquê-Mirim, a bordo da escuna Princesinha do Mar. Durante o percurso, os alunos aprenderam sobre a importância da bacia em um ponto de vista ambiental e econômico, além de perceberem a dimensão dos manguezais de Aracruz, que chega a quase cinco hectares.

Projeto segue até agosto
O projeto Escola no Manguezal, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), seguirá com suas atividades até o final do mês de agosto. Outras nove turmas do ensino fundamental da Rede Municipal participarão das aulas de campo.

Ecologia e cidadania
O projeto Escola no Manguezal possui o objetivo de desenvolver a consciência ecológica e cidadã dos alunos de escolas Públicas Municipais de Aracruz. Além disso, é uma forma de valorizar a cultura da comunidade local e ensinar sobre a importância do uso racional das riquezas naturais do manguezal, despertando nas crianças uma percepção de responsabilidade e compromisso com o meio em que vivem e promover novas atitudes de pensar e agir.

Compartilhe em suas redes sociais: