Horta na Escola: Projeto incentiva alimentação saudável aos alunos da Rede Municipal

Publicado em: 08 de agosto de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: No projeto Hortas Escolares as crianças da Rede Municipal de Ensino aprendem a plantar e cultivar
Horta na Escola: Projeto incentiva alimentação saudável aos alunos da Rede Municipal

Um projeto da Secretaria de Agricultura (Semag) e Secretaria de Educação (Semed) está levando os saberes da terra para as escolas da Rede Pública Municipal. O programa Hortas Escolares já visitou mais de 20 colégios, e por onde passa desperta o olhar curioso das crianças que, além de aprenderem sobre alimentação saudável, colocam a mão na terra para plantar e cultivar.

Na CMEI Tia Anastácia, em Nova Santa Cruz, as crianças se divertiram plantando sementinhas na terra. Agora o Centro de Educação Infantil em breve poderá colher couve, rabanete, salsa e alface no quintal da escola.

“As crianças se envolveram bastante e fizeram muitas perguntas. O mais legal é que elas vão ver que as sementinhas vão crescer até parar nas mesas na hora da merenda”, comentou Sônia Martha, diretora da CMEI.

Preparar, plantar e aprender


De acordo com o engenheiro agrônomo da Prefeitura de Aracruz, Antônio Shimit, em cada escola o projeto segue algumas etapas importantes: primeiro a equipe vai até a escola para conhecer o espaço e planejar as atividades. Depois é feita a preparação do terreno que dará vida a plantação. Mas, antes de plantar, os alunos participam de uma aula na qual são explicados os benefícios de cada verdura e legume que será cultivado. Por último, a criançada participa do plantio coletivo e a última etapa fica por conta das merendeiras, que utilizam nas refeições dos alunos os alimentos produzidos.

Colhendo saúde
Além de despertar nos alunos o contato com a terra, o projeto também possui a intenção de estimular um estilo de vida saudável aos estudantes da Rede Municipal.  Por isso, durante as rodas de conversas que acontecem antes do plantio as acrianças aprendem sobre produção de alimentos livres de agrotóxicos e também sobre a importância de consumir produtos orgânicos.  

“O objetivo é fazer com que as crianças sintam a terra e entendam melhor da onde vem o alimento que elas comem”, explica a professora do projeto, Natalina Sartor de Oliveira.

Compartilhe em suas redes sociais: