Semam leva saberes da homeopatia para o Festival Regenera Rio Doce

Publicado em: 31 de julho de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: A ofinica aconteceu no quintal da dona Ziza, na comunidade de Areal, Regência
Semam leva saberes da homeopatia para o Festival Regenera Rio Doce

Uma terapia singela, que reconhece os sintomas como reação a determinada doença. “Semelhante cura semelhante”, explica melhor a engenheira agrônoma da Prefeitura de Aracruz, Rhayrane Pedroni que, junto a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) levou ao Festival Regenera Rio Doce alguns saberes da homeopatia e sua aplicação na agricultura.

A oficina aconteceu no quintal da dona Ziza, moradora da comunidade de Areal, na vila de Regência. “Muito bom esses conhecimentos aqui na minha casa”, comentou Ziza, enquanto observava os participantes sentados no gramado, acompanhando a aula.

Cura sem veneno

A oficina despertou a curiosidade dos participantes do festival, já que alguns desconheciam o uso da homeopatia na terra. Mas, de acordo com Rhayrane, essa terapia pode ser utilizada também na água, no solo, nas plantas, animais e humanos.

“É uma forma de dar autonomia para o agricultor que, através da observação e vivência na terra que planta, conseguirá curar certas questões na terra, sem o uso de dinheiro ou veneno”, completou a engenheira agrônoma.

Dona Ziza, que acompanhou a aula da varanda de casa, diz ter gostado do que aprendeu, e fez questão de comentar: “Eu não uso veneno nenhum aqui no meu quintal. Meu adubo é só folha de árvore”.

União pela regeneração do Rio Doce
A proposta do Festival Regenera Rio Doce é criar um espaço fértil para construção e compartilhamento de saberes, desafios e metodologias colaborativas, capazes de fortalecer os vínculos comunitários e engajar ações necessárias à Regeneração do Rio Doce.

O foco é inusitado: promover o afeto como forma de regenerar emocionalmente os indivíduos, de restaurar – cultural e socialmente – suas comunidades e integrar a luta de todos os atingidos, com auxílio de pessoas e coletivos de várias regiões do país, sensibilizados com o drama do Rio Doce.

O festival acontece até o fim de julho, em Regência, Linhares (norte do Estado). Mais informações: http://www.regenerariodoce.org

Compartilhe em suas redes sociais: