Ponto biométrico garante assiduidade de médicos e dentistas na Prefeitura de Aracruz

Médicos e dentistas da Prefeitura de Aracruz têm sua entrada e saída no trabalho registrada por meio do ponto biométrico. Desde o mês de março estes servidores concursados e contratados foram cadastrados pelo setor de Recursos Humanos e passaram a ter o controle do horário de trabalho registrado pelo ponto.
A prefeitura conta com dez médicos efetivos que fazem 20h semanais e que são responsáveis pelo apoio às Unidades Básicas de Saúde, como pediatras, ginecologistas e clínico geral. Nas Estratégias de Saúde da Família são nove clínicos gerais seletistas, com carga horária 40h semanais. No Programa Mais Médicos, que também atuam nas Unidades Básicas de Saúde, os seis médicos contratados cumprem 40 h semanais.
No caso dos dentistas que também passaram a comprovar a presença por meio do ponto biométrico, nove são dentistas da Estratégia de Saúde da Família que fazem 40h semanais e 13 dentistas efetivos que cumprem 20h semanais.
De acordo com a Secretaria de Saúde a carga horária destes profissionais é cumprida conforme escala determinada pela gerência e caso o profissional não compareça e não justifique sua ausência, as horas não trabalhadas são descontadas no salário. “Estamos trabalhando realizando o controle rigoroso da efetividade dos servidores, porque entendemos que a população não pode ficar desassistida de um serviço essencial e tão importante que é a saúde. Por isso, se o médico ou dentista não puder comparecer, ele deve entrar em contato e apresentar justificativa para repor as horas em outro dia. Se as faltas forem recorrentes, a administração abre um processo administrativo disciplinar”.
O ponto biométrico é acompanhado pelos coordenadores de cada Unidade que encaminham para o Recursos Humanos da Saúde que realiza a análise do ponto e encaminha para que os gerentes de cada área aprovem para pagamento.
O prefeito, Jones Cavaglieri explica que esta é uma medida corretiva, visto que vem errada há muitos anos pelos gestores que não cobravam dos funcionários o correto cumprimento da carga horária. “O controle de frequência digital é uma ferramenta de gestão importante, com ampla capacidade gerencial, que auxilia o gestor a tomar decisões relacionadas a escalas de horário e de produtividade dos servidores”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 26ª Expo Aracruz: Informativo 005 do edital 017/2025. Convocação de suplentes
- 26ª Expo Aracruz: Informativo 006 do edital 017/2025 Seleção para credenciamento de interessados em atividade de comércio
- Mutirão de limpeza no manguezal recolhe quase 150 quilos de resíduos
- Prefeitura realiza audiência pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- Expo Aracruz: Prefeitura publica RESULTADO PROVISÓRIO do Edital n.º 020/2025
- Desenvolvimento Social publica a 37ª chamada do Edital nº 001/2023
- Segurança: Central Videomonitoramento da Prefeitura auxilia no combate ao crime
- Primeira turma do curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e de Máquinas será certificada no dia 30
- Prefeitura vai realizar Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 005/2023: Educação divulga a 73ª Chamada