Ponto biométrico garante assiduidade de médicos e dentistas na Prefeitura de Aracruz
Médicos e dentistas da Prefeitura de Aracruz têm sua entrada e saída no trabalho registrada por meio do ponto biométrico. Desde o mês de março estes servidores concursados e contratados foram cadastrados pelo setor de Recursos Humanos e passaram a ter o controle do horário de trabalho registrado pelo ponto.
A prefeitura conta com dez médicos efetivos que fazem 20h semanais e que são responsáveis pelo apoio às Unidades Básicas de Saúde, como pediatras, ginecologistas e clínico geral. Nas Estratégias de Saúde da Família são nove clínicos gerais seletistas, com carga horária 40h semanais. No Programa Mais Médicos, que também atuam nas Unidades Básicas de Saúde, os seis médicos contratados cumprem 40 h semanais.
No caso dos dentistas que também passaram a comprovar a presença por meio do ponto biométrico, nove são dentistas da Estratégia de Saúde da Família que fazem 40h semanais e 13 dentistas efetivos que cumprem 20h semanais.
De acordo com a Secretaria de Saúde a carga horária destes profissionais é cumprida conforme escala determinada pela gerência e caso o profissional não compareça e não justifique sua ausência, as horas não trabalhadas são descontadas no salário. “Estamos trabalhando realizando o controle rigoroso da efetividade dos servidores, porque entendemos que a população não pode ficar desassistida de um serviço essencial e tão importante que é a saúde. Por isso, se o médico ou dentista não puder comparecer, ele deve entrar em contato e apresentar justificativa para repor as horas em outro dia. Se as faltas forem recorrentes, a administração abre um processo administrativo disciplinar”.
O ponto biométrico é acompanhado pelos coordenadores de cada Unidade que encaminham para o Recursos Humanos da Saúde que realiza a análise do ponto e encaminha para que os gerentes de cada área aprovem para pagamento.
O prefeito, Jones Cavaglieri explica que esta é uma medida corretiva, visto que vem errada há muitos anos pelos gestores que não cobravam dos funcionários o correto cumprimento da carga horária. “O controle de frequência digital é uma ferramenta de gestão importante, com ampla capacidade gerencial, que auxilia o gestor a tomar decisões relacionadas a escalas de horário e de produtividade dos servidores”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Nossocrédito fortalece o empreendedorismo e injeta cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Aracruz em 2025
- Verão Aracruz: dicas de cuidados com a saúde durante a temporada mais quente do ano
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026