Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos realiza palestra para fomentar a conscientização no trânsito

Dando continuidade às várias ações que a Secretaria de Transporte e Serviços Urbanos da prefeitura de Aracruz tem feito durante a “Semana Nacional de Trânsito”, aconteceu na tarde desta quarta-feira (20/09), no auditório do Polo UAB, a palestra “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. O evento contou com as presenças do prefeito Jones Cavaglieri, do secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Luiz Fernando Meier, do presidente da Câmara, Alcântaro Filho e do Juiz de Direito Felipe Leitão Gomes, além do senhor Izaias Moreira, palestrante do dia.
A palestra foi destinada a lideranças comunitárias, religiosas, empresariais, servidores municipais, Polícias Militar e Civil e demais membros da comunidade. Antes mesmo das palavras do palestrante, as autoridades falaram aos presentes sobre a importância em se conscientizar as pessoas com relação aos perigos que são encontrados diariamente no trânsito.
O primeiro a se pronunciar foi o secretário de Transportes, Luiz Fernando. “Todos aqui presentes também fazem parte do trânsito. Pela primeira vez trazemos para Aracruz um trabalho ainda mais diferenciado em relação à conscientização. Começamos ainda no dia 12/09 com o “Detranzinho nas Escolas”, levando teatros e palestas, o que foi muito importante para nossas crianças”, lembra.
O Juiz de Direito Felipe Leitão Gomes questionou o atual momento pelo qual passa o trânsito na cidade de Aracruz. “Ao circular pela nossa cidade é fácil perceber que existe um desrespeito reiterado das regras de trânsito, seja pelo não uso das cadeirinhas com as crianças, seja pelo não uso de cinto de segurança, desrespeito aos sinais e faixas de pedestres. Em função disso há uma necessidade do poder público municipal em adotar medidas para mudar essa triste mentalidade e assim promover um maior respeito”, ressalta.
Já o prefeito Jones Cavaglieri fez questão de lembrar que todos os esforços de sua gestão estão focados na pessoa e na família. Nós temos um carinho muito especial com a educação porque ela constrói caráter, mas também nos preocupamos com a questão família. Se nós conseguirmos resgatar esses valores, todas essas problemáticas que estamos enfrentando, como no trânsito, diminuirão com o passar do tempo. Como por exemplo, aquelas pessoas que ocupam as vagas destinadas exclusivamente aos idosos, achando que isso é normal. Temos que respeitar e isso faz parte de uma construção, enfatiza.
Minha escolha faz a diferença no trânsito
A palesta, proferida pelo senhor Izaias Moreira, foi baseada em sua própria história de vida. Ele perdeu uma filha de 24 anos em um acidente de trânsito ocorrido em 2014, quando um homem alcoolizado invadiu a contramão e atingiu o carro dela.
“Posso dizer que todas as leis de trânsito são burladas. A falta de conscientização resulta em tragédias. Só nesse ano, até o dia de ontem, 154 pessoas já perderam a vida somente nas estradas do nosso estado, que é quinto colocado no país em número de mortes por acidente. O trânsito consegue atingir todas as pessoas, direta ou indiretamente”, comenta.
O senhor Izaias mostrou vários outros números assustadores comprovando que as pessoas estão cada vez mais irresponsáveis ao assumir a direção. “Só para se ter uma ideia, aproximadamente 44 mil pessoas perdem a vida todos os anos nas estradas do nosso país, uma média de 122 mortes por dia”.
Ele ainda mostrou que 60% dos amputados em todo país são em decorrência de acidentes de trânsito. “Além das mortes, todo ano outras 332 mil pessoas ficam com sequelas. 80% dos leitos hospitalares são ocupados por acidentados, o que tira espaços de pessoas com outros problemas”.
Punição
O palestrante chamou a atenção pela impunidade que envolve os culpados pelas mortes. “Quando minha filha morreu, o motorista pagou uma fiança de R$ 7.200,00 e foi liberado. A vida da minha filha custou R$ 7.200. Já se passaram três anos e as testemunhas ainda não foram ouvidas, isso é inadmissível”, lamenta.
Diante dessa situação ele pediu às pessoas presentes, como em todas as suas palestras, que elas tenham educação nas estradas. “Precisamos nos educar. O trânsito é uma realidade muito séria. Ele mata mais que o câncer e a guerra do tráfico, além de fazer com que dezenas de bilhões de reais sejam gastos em função dos acidentes”. Após suas palavras, Izaias abriu espaço para que os presentes pudessem fazer perguntas e tirar dúvidas.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Carreta da beleza chega a Aracruz para qualificar e inspirar novos profissionais
- Cultura: evento de grande potencial mira o município
- Projeto "Estreitando Laços" da Emef Marechal Costa e Silva convida pais para uma partilha de páscoa e uma sessão de cinema com a escola
- Esporte: Mais de 200 atletas disputaram os primeiros lugares no Copa Aracruz de Futevôlei
- Dia de Campo: evento reúne mais de 500 produtores rurais
- 1ª Conferência de Direto Marítimo, Portuário e Aduaneiro apresentou painéis para profissionais do setor
- 100 dias de Governo: ações e resultados que fazem a diferença!
- Ensino Fundamental I - Secretaria de Educação realiza o 1° Encontro Formativo de Professores do 1° ao 3° anos
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 002/2024: Prefeitura de Aracruz divulga a 22ª Chamada
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 5ª Chamada Emergencial/Extraordinária