Prefeitura de Aracruz fornece apoio à população com transtornos mentais

Publicado em: 30 de outubro de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeitura de Aracruz fornece apoio à população com transtornos mentais

Por muito tempo as pessoas que tinham algum tipo de sofrimento ou transtorno mental só poderiam buscar ajuda nos hospitais psiquiátricos, ambientes onde ficariam enclausuradas por longos períodos de tempo, afastadas dos familiares e da sociedade, com um tratamento feito única e, exclusivamente, à base de medicamentos.


Mas esse tipo de abordagem foi sendo modificado com a implantação de programas e núcleos em muitos países. Em tempos atuais, dispor de “boa saúde mental” tornou-se algo muito complexo. O número crescente de pessoas que procuram por atendimento na área psíquica, com diversos e novos sintomas, confirma a complexidade. Esta realidade pede providências e que o serviço se reinvente, com mudanças nos campos da saúde, educacionais e sociais.


Em Aracruz a Secretaria de Saúde oferece o “Programa de Saúde Mental” para pessoas com algum transtorno mental ou sofrimento psíquico. Caracteriza-se como um atendimento especializado, sendo um serviço de saúde da Atenção Secundária.


Após avaliação do psicólogo ou médico da Unidade Básica de Saúde e identificada a necessidade de atendimento com médico especialista, os pacientes são referenciados/encaminhados para o Programa de Saúde Mental ou para o Centro de Especialidades Médicas (CEMA), conforme diagnóstico inicial.


No Programa estes pacientes recebem um tratamento voltado para a reintrodução na comunidade e participam de oficinas de artes e música, feitos por uma equipe multidisciplinar, formada por médicos clínico e psiquiatra, psicólogos, terapeuta ocupacional, instrutor de oficina terapêutica, assistente social, educador físico, técnico de enfermagem e enfermeiro. Estes profissionais são responsáveis por atender e prestar assistência a qualquer pessoa que apresentar algum problema de ordem mental.


O Programa de Saúde Mental é oferecido na rua Ernesto Maioli, nº 4, no bairro Bela Vista de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h. O telefone para contato é o 3270-7995.

Compartilhe em suas redes sociais: