08 de novembro é Dia Mundial do Urbanismo

Publicado em: 08 de novembro de 2017
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
08 de novembro é Dia Mundial do Urbanismo

A cidade de Aracruz vem se desenvolvendo a atraindo empreendimentos, provocando assim a necessidade de projetos de urbanização eficazes e eficientes, de forma que a cidade não pare de crescer. Visando a organização urbana, a cidade de Aracruz conta com profissionais que atuam nas áreas de planejamento urbano, consultoria, ensino/pesquisa e elaboração e análise de Estudos Urbanísticos.

A Prefeitura de Aracruz tem feito um trabalho incansável na questão da urbanização através do Plano Diretor Municipal (PDM) acompanhado do Planejamento Estratégico. O PDM atua como indutor do crescimento da cidade. Porém, o município também conta com a ação de outros planos na regulação do espaço, como o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável e Projetos Estruturantes – PlanMob e o Projeto Orla.

Enquanto o PDM define diretrizes que orientam e regulam as ações dos munícipes, o PlanMob é um Estudo concluído, que visa melhorar a mobilidade Urbana de Aracruz.

Entre as propostas do PlanMob estão: urbanização do “valão” do bairro de Fátima; implantação do binário, com a interligação das ruas Professor Lobo e Leopoldo Barcelos Rangel; urbanização da avenida Venâncio Flores, no trecho compreendido entre a rotatória da torre ao hotel Avenida; construção do viaduto, que interliga a rua Leopoldo Barcelos Rangel a Venâncio Flores (desafogando o trânsito de Rua Padre Luiz Parenzi); implantação de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas e intervenção e urbanização na região da Orla, através de diretrizes previstas no Projeto Orla, que trata no Plano de Gestão Integrada (PGI), da Orla do município.

 

Planejamento Estratégico X Urbanismo

A ocupação das áreas periféricas que ocasiona questões sociais deverão ser evitadas pelo trabalho do urbanista, onde ele se torna o “condutor” do processo de desenvolvimento urbano, pois compreende melhor do que ninguém a distinção de elementos do crescimento e do desenvolvimento do espaço.

O primeiro fator diz respeito à relação dialética entre o plano e o projeto urbano presente no Planejamento Estratégico, rejeitando formalmente a hierarquia do planejamento convencional. O projeto não é mais visto apenas como um produto derivado do planejamento onde os seus impactos supostamente obedecem uma lógica preestabelecida nos objetivos do plano.

No Planejamento Estratégico de Aracruz, portanto, o projeto abandona a posição passiva diante do plano urbano podendo até mesmo redirecioná-lo.

 

Planejamento Estratégico: as relações entre o plano e o projeto

Baseado no processo de globalização, no qual as grandes cidades têm mudado radicalmente os seus papéis e as relações entre elas, o Planejamento Estratégico (PE) se propõe a adaptá-las a este novo contexto.

Em termos conceituais, existe uma grande diferença entre o tradicional Plano Diretor e o PE. O primeiro, se apresenta fundamentalmente como um plano normativo, mais preocupado com a regulamentação de futuras e eventuais intervenções urbanas. O segundo, se propõe a ser um plano de ações visando soluções de problemas atuais e se concentrando nas possíveis articulações de agentes urbanos com o objetivo de explorar as reais possibilidades da cidade de Aracruz.

A mais relevante característica do PE com relação ao Dia do Urbanista, é o retorno à ênfase conferida ao projeto urbano e a sua nova relação com o plano. Além de desempenhar um importante papel no PE, os projetos urbanos não se apresentam como produtos derivados de um plano já concluído como no planejamento convencional. Neste modelo de planejamento, os projetos urbanos nascem e se desenvolvem numa relação aberta, flexível e, sobretudo, desprovida de qualquer sentido hierárquico com o plano.

 

Conheça o profissional de Urbanismo

O urbanista trabalha por uma ordem visual, funcional e ambiental, que juntas, interferem no contexto social e na qualidade de vida de todos.

Planejar uma cidade era de responsabilidade dos arquitetos, porém com o crescimento populacional e a ocupação das áreas urbanas, fez com que surgisse o profissional de urbanismo. No entanto essas duas áreas devem continuar trabalhando como elementos estruturados integralmente e não como fatos isolados.

O urbanismo trata de técnica relacionada ao estudo, regulação, controle e planejamento da cidade e tem como objetivo promover a sustentação, promoção e integração entre as comunidades.

O profissional de urbanismo se ampara em instrumentos e legislações referentes ao uso e ocupação do solo que traz nos Planos Diretores para acompanhamento de projetos e análise de Impactos de Vizinhança e Ambiental.

Para que o profissional tenha um bom desempenho como Arquiteto e Urbanista é de extrema importância que tenha sensibilidade aliada ao conhecimento.

 

Compartilhe em suas redes sociais: