Idosos têm até o fim de dezembro para regularizarem ou se cadastrarem no CadÚnico
Idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm até o dia 29 de dezembro para atualizarem ou se cadastrarem no Cadastro Único. A pessoa deve procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS) ou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência. Confira os endereços no final da matéria.
A regularização do CadÚnico é uma determinação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que prevê a suspensão do benefício já no início do próximo ano para quem não estiver com os dados atualizados no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.
Mais de 4 mil cadastros desatualizados
No município de Aracruz mais de 4 mil famílias estão com os dados no Cadastro Único irregulares. A atualização dos dados, além de manter o BPC, possibilita o acesso a vários outros programas sociais.
Para realizar o cadastro é preciso estar com os documentos de todos os membros da família: documentos pessoais (RG, CPF, Título de Eleitor e Certidão de Nascimento dos menores de idade sem documento), comprovantes de renda de todos (Carteira de Trabalho, contracheque, extrato de pagamento/declaração de benefício do INSS ou outro regimento de Previdência) e comprovante de residência atual (documento oficial ou recibo de contas de energia, água, telefone.
O BPC
O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso a partir de 65 anos de idade que não possuam meios de prover a própria manutenção e nem de serem providos pela família.
Já o CadÚnico consiste em um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. A cada pessoa da família cadastrada é atribuído um Número de Identificação Social (NIS). Por meio do CAD Único as famílias podem ser selecionadas para programas e/ou benefícios sociais dos governos federal, estaduais e municipais.
Onde atualizar
A família deve procurar o setor responsável pelo Cadastro Único / Bolsa Família, localizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), na rua Padre João Bauer, n. 20, centro de Aracruz; ou então procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua casa:
- CRAS Vila do Riacho – Tel.: 3270-7431
- CRAS Jacupemba – Tel.: 3270-7407
- CRAS Guaraná – Tel.: 3270-7430
- CRAS Itaputera – Tel.: 3270-7428
- CRAS Morobá – Tel.: 3270-7439
- CRAS Barra do Riacho – Tel.: 3270-7408
- CRAS Santa Cruz – Tel.: 3270-7432
- CRAS Indígena – Tel.: 9 9610-9447
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias