Centro de Controle de Zoonoses alerta que cuidados com Aedes aegypti devem ser redobrados no período de férias

Em função da grande incidência de chuvas, o período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por dengue, zika e chikungunya. Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito durante as férias.
Antes de sair para a viagem de fim de ano é essencial fazer uma vistoria em casas, apartamentos e até mesmo no ambiente de trabalho. Qualquer lugar que possa acumular água é um potencial criadouro para as larvas do Aedes aegypti.
O ciclo de reprodução do mosquito é muito curto. Por isso, mesmo em viagens de menor duração, é preciso realizar uma série de medidas simples para garantir a limpeza dos ambientes.
-
Recipientes como baldes, garrafas, ralos, lixeiras e outros objetos devem sempre estar fechados ou virados com a boca para baixo
-
Nos casos dos pratos de vasos de planta, devem ser preenchidos com areia
-
Os vasos sanitários também devem permanecer tampados e pneus devem ser mantidos em locais cobertos.
Agentes de combate a endemias x envolvimento de todos
Os agentes de combate a endemias da prefeitura de Aracruz vistoriam residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para identificar criadouros. Eles informam, orientam e mobilizam a comunidade para desenvolver medidas simples para o controle do mosquito.
Porém, o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti não depende só dos agentes de combate a endemias, mas também do envolvimento de todos. É preciso contar com a colaboração da população local e dos turistas na eliminação da água parada, reduzindo assim os focos, que podem virar criadouros para o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
CONTATOS PARA A POPULAÇÃO
Telefone CCZ: 3270-7480
email do CCZ: semsa.ccz@aracruz.es.gov.br
email da gerência de vigilância em saúde: sgaspar@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- IPASMA conquista Certificado Nível II do Pró-Gestão por excelência em boa governança
- Conselho Tutelar publica Edital de Convocação para processo suplementar de escolha de suplentes
- Multidão se emociona em noite de louvor e adoração na Praça da Paz
- Serviços de limpeza continuam nos bairros de Aracruz dentro do cronograma
- Desenvolvimento Social publica a 36ª chamada do Edital nº 001/2023
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Arraiá do CAPS II celebra a vida, o cuidado e a inclusão com muita alegria e humanização
- Expo Aracruz: Chamamento Público para vagas remanescentes para comércio, produtos e serviços
- Saúde alerta para número de pacientes que faltam em consultas e exames médicos
- Educação divulga a 12ª Chamada Emergencial Extraordinária do Edital nº 005/2023