Prefeitura de Aracruz discute em audiência pública contratação de empresa para manejo de resíduos sólidos urbanos
A secretaria de Transporte e Serviços Urbanos da prefeitura de Aracruz realizou na noite dessa terça-feira (23/01), no plenário da Câmara Municipal, a primeira audiência pública de 2018 para discutir e apresentar junto aos moradores o processo administrativo nº: 4842/2014 - concorrência pública nº 004/2014 referente à licitação para contratar empresa de engenharia objetivando a execução dos serviços integrantes do sistema de manejo de resíduos sólidos urbanos.
Compareceram para compor a mesa diretora, o Procurador-Geral Francisco Cardoso de Almeida Netto, o Controlador Geral Fábio Tavares, a Assessora Especial Flávia Candida Ferreira Santos, a presidente e vice-presidente da Comissão de Licitação, Kellen Serra Barbosa e Ariane Pereira Nicoli, o Secretário de Transporte e Serviços Urbanos Luiz Fernando Meier e a Gerente de Limpeza Pública, Francine Aparecida Sousa.
De início o secretário Luiz Fernando fez uma explanação para apresentar aos presentes o propósito da audiência. “É com muito prazer que nós estamos aqui hoje. Vamos expor para a sociedade o modelo de contratação que faremos em uma futura licitação, assim como os itens e serviços desse modelo a ser contratado, ou seja, quais tipos de serviços o povo de Aracruz está contratando, e como ele atuará”, explica.
Luiz Fernando ainda comentou sobre a dificuldade de se contratar uma empresa para fazer a limpeza da cidade. “Essa contratação vem se arrastando há anos, devido a vários impedimentos e suspensões judiciais e recursos abertos de outras empresas. Trata-se de um serviço caro onde várias são as empresas que têm interesse em participar. Depois de contratações emergenciais, que são mais onerosas ao município, vamos realizar uma licitação para contratar uma empresa que presta seus serviços com custos menores”, ressalta.
Em seguida a Gerente de Limpeza pública, Francine Sousa fez uma apresentação de um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e sua planilha de quantitativo, que dá embasamento para a contratação de uma empresa. Francine explicou que esse estudo feito pela FGV passou por alguns reajustes pela equipe de limpeza da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos. “Nossa equipe alterou alguns itens desse estudo, pois quando foi realizado não apresentava os novos loteamentos que surgiram em Aracruz”, comenta.
Francine também mostrou por meio de um telão quais são os tipos de máquinas, serviços e pessoal necessários, assim como seus valores. Após sua apresentação a mesa diretora recebeu as perguntas e questionamentos das pessoas que compareceram na audiência para sanar dúvidas e esclarecer ainda mais detalhes que envolvem essa futura licitação que definirá qual empresa prestará os serviços para manejo de resíduos sólidos urbanos.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Sinalização: Placas de identificação estão sendo instaladas nas ruas
- Meio Ambiente avança na recuperação de 27 hectares de restinga na Aroeiras do Riacho
- Pessoa com deficiência: atualização da Norma Brasileira reforça o compromisso com a acessibilidade e inclusão urbana
- Consulta Pública: Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo -ARSP
- Aracruz dá um salto histórico no Ranking de Competitividade dos Municípios 2024
- Serviços essenciais são mantidos durante os feriados da Semana Santa e de Tiradentes
- Hospital São Camilo: Celebra 58 anos de prestação de serviço hospitalar
- Prefeitura promove palestra sobre “Educação Inclusiva: por uma escola para todos”
- 3° Caminhada da Emefi Ybyrapytanga fomenta a cultura e resistência dos povos indígenas
- Da dor ao recomeço: Luiz Gustavo reencontra a alegria na Aquaterapia do Complexo de Saúde de Aracruz