Cerca de 400 servidores da Secretaria de Saúde participam da 1ª Oficina de Planificação da Atenção à Saúde

Publicado em: 16 de fevereiro de 2018
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Equipe de facilitadores da SEMSA durante capacitação ocorrida no campus do IFES Colatina na primeira semana de fevereiro. A ação é o primeiro momento da Planificação da Atenção à Saúde
 Cerca de 400 servidores da Secretaria de Saúde participam da 1ª Oficina de Planificação da Atenção à Saúde

Acontece na próxima terça e quarta-feira (20 e 21/02), no plenário da Câmara Municipal, das 08hs às 17hs, a 1ª Oficina de Planificação da Atenção à Saúde do Estado do Espírito Santo. Trata-se de um processo de planejamento que visa integrar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a atenção especializada, propondo um atendimento multiprofissional resolutivo e mais próximo do cidadão, a partir da implantação das unidades da Rede Cuidar.

A ação é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) em parceria com os municípios do Estado. Em Aracruz participam cerca de 400 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). O objetivo é apoiar o corpo técnico gerencial das secretarias estadual e municipal de saúde no aprimoramento e organização dos macroprocessos e microprocessos da APS e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), com vistas a responder às demandas e expectativas da população.

Como metodologia serão aplicados ciclos mensais de oficinas, visitas às unidades laboratório e organização progressiva dos macroprocessos, em momentos de concentração e dispersão, com duração mínima de seis meses. Dando início nessa metodologia, aconteceu nos dias 06 e 07/02, uma capacitação ocorrida no campus do IFES em Colatina, com a equipe de facilitadores da SEMSA, com realização da Equipe Regional da SESA nível Central.

Com a realização dessa 1ª Oficina são esperados resultados que englobem a reorganização do sistema de saúde, pautado na Atenção Primária como ordenadora da Rede e Coordenadora do cuidado, integrada às ações e serviços da AAE para o fortalecimento das redes de Atenção à Saúde.


Compartilhe em suas redes sociais: