Agente do Bem: Prefeitura de Aracruz e Portocel juntos no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

A cidade de Aracruz ganhou um grande reforço no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Na tarde desta última quarta-feira (05/09), o prefeito Jones Cavaglieri recebeu em seu Gabinete uma comitiva da Fibria e Portocel para conhecer o Projeto “Agente do Bem”. Ele foi lançado pela Fibria em março de 2016, na cidade de Três Lagoas (MS), com o objetivo de mobilizar todos os setores da sociedade local para ações de proteção da infância e adolescência.
Na ocasião, essa iniciativa fez parte da estratégia de sustentabilidade do Projeto “Horizonte 2”, em função da construção de uma segunda linha de produção de celulose na unidade da empresa na cidade. Espelhando nesta experiência, que obteve ótimos resultados, em Aracruz ele está sendo implantado pela Portocel, com seus próprios recursos. Sua meta é formar uma coalizão e engajar os participantes (Rede), para que cada pessoa seja um agente protetor da criança e adolescente.
De acordo com a Coordenadora de Sustentabilidade da Fibria, Flávia Tayama, todos, independente do trabalho, podem se tornar um Agente do Bem e lutar contra a exploração sexual. Ela explicou como a parceria entre a prefeitura e poder público contribuirá para essa questão. “Trata-se de um programa de prevenção, onde as empresas se envolvem com suas equipes. Nós fazemos um diagnóstico do município levantando informações junto às secretarias envolvidas como Educação, Desenvolvimento Social, Esporte, Saúde, setores como CRAS e CREAS, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, além das Polícias Civil, Militar e Poder Judiciário”, comenta.
Ainda de acordo com Flávia, esse projeto prevê a capacitação de sua rede, como os servidores da prefeitura envolvidos, com a apresentação desse diagnóstico, sensibilizando-os a lidar com essa questão. “Vamos treinar o olhar dessas pessoas, sensibilizando-as a descobrir, e consequentemente, coibir casos de assédio”, explica.
O prefeito Jones Cavaglieri falou que a prefeitura de Aracruz está de portas abertas para receber um projeto de tamanha envergadura, e que lida diretamente com a formação das crianças. “Sem dúvidas o Agente do Bem muito irá nos ajudar. Como temos muitas empresas instaladas e se instalando na nossa cidade, com a chegada da mão de obra, focos para a exploração contra nossas crianças surgem. Precisamos combater a finco essa questão que é muito séria, sensibilizando todos os envolvidos”, ressalta.
Childhood Brasil
O Programa conta com o apoio da Childhood Brasil – uma organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation – e da Organização Mundial Para Educação Pré-Escolar (OMEP – Brasil), entidade consultiva da ONU, UNESCO e UNICEF. As organizações trabalham com as empresas, sociedade civil e com o governo para, juntos, planejarem ações que influenciem a agenda de proteção da infância e adolescência em projetos e políticas públicas.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Cinco brincadeiras para você interagir com seu filho durante o recesso escolar
- Saae anuncia plano para elevar índice de esgoto tratado a 99%
- Aracruz celebra o Dia do Evangélico com show de Eli Soares neste sábado (19), às 19 horas
- Macrodrenagem da Grande Bela Vista entra na reta final com 90% da obra concluída
- Próximo final de semana Vila do Riacho e Jacupemba serão palco de festa julina
- 13ª Itália Unita encerrou com programação memorável
- Aracruzenses têm acesso gratuito a medicamentos por meio da rede de Farmácias Básica e de Alto Custo
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz