Formação de Oficinas Temáticas capacita 700 profissionais da Educação Infantil

Publicado em: 04 de setembro de 2019
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Durante as oficinas foram usados diálogos e abordagens necessárias para se evidenciar movimentos que fortaleçam as ações pedagógicas no cotidiano escolar
Formação de Oficinas Temáticas capacita 700 profissionais da Educação Infantil

Oito salas de aula da Emef Placidino Passos ficaram tomadas por profissionais da Educação Infantil na manhã e tarde desta terça-feira (03/09). A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu uma Formação de Oficinas Temáticas (Educação infantil em ação / Movimentos do currículo).

Em cada um dessas oito salas, os professores eram instruídos sobre temas como: “Ser professor de creche – cuidar, educar e brincar – uma única ação”; “Ler e escrever na Educação Infantil”; “Matemática no dia a dia da Educação infantil”; “Corpo em movimento na Educação Infantil”; “Onde está a música e a arte na Educação Infantil?”; a Educação Especial na Educação Infantil: dos limites às possibilidades”; “O equilíbrio das emoções no ato de educar e cuidar” e os “Registros na Educação Infantil: um olhar sobre a criança”.

A proposta de cada oficina foi relacionar a teoria com a prática no contexto educacional. Para tal foram usados diálogos e abordagens necessárias para se evidenciar movimentos que fortaleçam as ações pedagógicas no cotidiano escolar. As temáticas foram abordadas pelas professoras Adriana Alves dos Santos Abud, Lucimara Vitória Machado Loureiro, Welida Cristina Beja Freitas Capucho, Lorena Nascimento Gustavo Reis, Marinice Maziero, Eliane Freitas, Daniele Lozer, Mara Ivone Ghidethi Roch, Michelle Aparecida Bustamante, Mara Oliveira e Viviane Reis.


Tanto nas salas de aula, quanto nos corredores da escola, foram montadas exposições com os trabalhos dos professores, com materiais confeccionados (não estruturados) para trabalhar com os alunos linguagem oral e escrita, além de matemática (cores, quantidade, números e relações espaciais).

O Governo Municipal vem desenvolvendo diálogos, em rede, sobre o Currículo Municipal/Estadual e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, no que se refere às concepções educacionais e à nova organização curricular para a etapa da educação infantil. Com a adesão do município de Aracruz ao currículo do Estado do Espírito Santo, vários debates têm sido realizados acerca desses documentos, seus pressupostos e concepções.




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