Alunos da Emef Luiza Silvina lançam livro de matemática

Publicado em: 13 de setembro de 2019
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Ao todo 39 adolescentes participaram da construção desta obra, que é motivo de orgulho para a escola
Alunos da Emef Luiza Silvina lançam livro de matemática

Uma noite de autógrafos nesta quinta-feira (12) marcou o lançamento do livro Escritores Mirins da Matemática. Os autores são alunos do sexto ano C, da Emef Luiza Silvina Rebuzi. Ao todo 39 adolescentes participaram da construção desta obra, que é motivo de orgulho para a escola.

“Foi um trabalho muito importante para a aprendizagem dos alunos e também para a valorização da matemática, que é uma disciplina desafiadora. Chegar ao ponto de uma publicação com tudo que fizeram é muito gratificante. Esse é um exemplo do que é possível fazer, apesar das diversidades”, comentou a diretora da escola, Débora Amorim Gomes.

O livro é um compilado de atividades e trabalhos desenvolvidos em sala de aula durante o 1º e 2º trimestre deste ano. A proposta foi aprender enquanto se construía conhecimento. Desta forma, os alunos se tornaram sujeitos na produção de saberes, ajudando a tecer o livro de forma coletiva. “Esse livro foi construído em mão dupla: entre professores e alunos. Todos os trabalhos foram validados e remontados, sendo que alguns são inéditos. Com essa metodologia estimulamos os alunos a desenvolverem o conhecimento, mas sempre em conformidade com o Plano de Ensino da Secretaria de Educação”, relata o professor de matemática, Arismar Maneia, que é o idealizador do projeto.

O livro também é visto como um suporte pedagógico para o ensino da matemática, já que se trata de uma construção coletiva e participativa. A secretária de Educação do município opina sobre o assunto: “O livro nasceu na sala de aula, mas também pode ser utilizado por outras pessoas. O processo de criação envolveu alunos e professores e, além de contribuir no desenvolvimento do raciocínio lógico, também trabalha o empoderamento dos alunos, que passam a se ver como protagonistas dessa história”, disse Ilza Rodrigues.

Compartilhe em suas redes sociais: