Secretaria de Educação realiza o Ciclo 3 do programa “Nas trilhas do Paes”

Publicado em: 25 de setembro de 2019
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: A formadora Sandra Demuner começou as atividades com a leitura da poesia "Desenho", de Cecília Meireles
Secretaria de Educação realiza o Ciclo 3 do programa “Nas trilhas do Paes”

A Secretaria de Educação (Semed) da prefeitura de Aracruz realizou na noite desta terça-feira (24/09), no plenário da Câmara Municipal, o terceiro e último encontro presencial de 2019 (Ciclo 3) “Nas trilhas do PAES”. Esta foi mais uma ação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo, cujo objetivo é fortalecer a aprendizagem das crianças desde a educação infantil até as séries finais do ensino fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o estado e as redes municipais de ensino.

Os conteúdos foram aplicados pelas formadoras Sandra Demuner e Mara Oliveira. O evento, que contou com as presenças da Secretária de Educação Ilza Rodrigues e do prefeito Jones Cavaglieri, foi destinado aos professores, pedagogos e diretores do setor da educação infantil da Rede Municipal de Ensino. “Vocês são verdadeiras guerreiras por passarem em toda essa trajetória e com vontade de aprender para poder fazer melhor. É assim que temos que pensar sempre, não pelo fato de ter mais um certificado, mas por querer fazer melhor. É muito gratificante ter pessoas dedicadas e compartilhando experiências exitosas como aqui. Isso nos coloca bem à frente, pois com nossa metodologia de ensino, estamos aprendendo brincando. Parabéns e sucesso a todas vocês”, comemora Ilza Rodrigues.

O prefeito Jones Cavaglieri lembrou de quando assinou o Pacto em 2017 e do investimento que o município vem fazendo na educação. “Em nossa gestão, sempre quando vamos tomar alguma decisão, pensamos nas nossas crianças, isso porque eu preciso garantir a sobrevivência delas, e para isso temos que pensar em seu aprendizado. Lembro do dia 10 de maio de 2017, quando eu assinei, junto ao Governo do Estado, o PAES, e hoje estamos aqui encerrando o terceiro ciclo de encontros presenciais. Queria muito parabenizá-las por todo o trabalho que vocês vêm desenvolvendo e a importância disso para o aprendizado de nossas crianças, o que nos orgulha”, disse o chefe do executivo.


A professora e formadora Sandra Demuner abriu as programações do Ciclo 3 com a leitura da poesia “Desenho”, de Cecília Meireles. “Esse texto tem uma produção semântica profunda e nos causa um efeito com suas palavras. Nós aprendemos que na leitura oral feita pelo professor às crianças, temos mais chances de fazer com que os alunos aprendam. Com o efeito das palavras e a expressão que usamos para conversar com os pequeninos passamos uma mensagem”, explica.

E como forma de demonstrar tal efeito, foi passado aos educadores vídeos de professores da própria rede municipal de ensino usando metodologias diversas de leitura com os alunos, e como eles se interagem com o professor e a história contada. Em um segundo momento, foi solicitado aos professores que fossem à frente do plenário, com um livro de preferência para ser indicado. Eles também fizeram a leitura de trechos desse livro, e o que representava cada passagem.

Toda essa metodologia usada na formação vem para ampliar as discussões sobre alfabetização, leitura, escrita, e garantir uma educação favorável ao desenvolvimento das capacidades de aprender das crianças, além de consolidar a parceria entre a rede estadual e municipal de educação.

Compartilhe em suas redes sociais: