Equipe de Governo conhece estruturas do Centro de Hemodiálise e da Farmácia Cidadã Estadual de Aracruz

O prefeito Jones Cavaglieri, na companhia de todo seu secretariado, e das chefias das autarquias SAAE e IPASMA, esteve na Unidade de Saúde de Guaxindiba na tarde desta quarta-feira (2), para apresentar à sua equipe de governo, toda a estrutura que comporta o Centro de Hemodiálise e a Farmácia Cidadã Estadual de Aracruz. Logo na entrada, a Secretária Clenir Avanza falou aos colegas de trabalho detalhes desse empreendimento.
“Este nosso Centro de Hemodiálise está sendo considerado o mais moderno do estado, com uma excelente estrutura física. Tivemos muito mérito das secretarias envolvidas, como Obras e Infraestrutura (Semob), pois não se tratou de uma construção normal, deu muito trabalho, e tivemos que refazer muita coisa. Mesmo assim conseguimos terminá-lo dentro do prazo”, comenta.
Ainda de acordo com Clenir, os médicos Nefrologistas do Estado, que irão operar o centro em conexão com as máquinas, ainda estão concluindo os testes de funcionamento da Sala de Osmose, além do pessoal que trata das partes de infecção, que está medindo as possibilidades de colonização de infecções dentro do prédio, tudo isso para sair conforme os protocolos estabelecidos.
O prefeito Jones Cavaglieri aproveitou a oportunidade para agradecer a empresa que cumpriu com seu papel na construção do centro. “Primeiramente eu gostaria de fazer um agradecimento à empresa responsável pela qualidade na prestação de seus serviços. Tivemos várias modificações, e mesmo diante de todas as problemáticas, ela cumpriu com seu papel”, diz.
Jones também lembrou que a prefeitura de Aracruz foi a única que teve coragem em assumir esse compromisso. “Estamos fazendo uma coisa que vai atender não somente nossa população, mas também aos moradores de Fundão, Ibiraçu e João Neiva. Precisamos valorizar esse trabalho que fizemos, com a participação de toda a prefeitura. Por isso fiz questão de trazer vocês aqui para conhecer de perto, o que nos faz valorizar ainda mais. Fizemos uma coisa que ninguém acreditava, além da Farmácia Cidadã, que de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), houve tentativas desde 2012 para firmar essa parceria e não conseguiu”, ressalta.
Aracruz será a primeira cidade brasileira a contar com um Centro de Hemodiálise Municipal
Clenir Avanza fez questão de lembrar que, assim que os serviços entrarem em funcionamento e os pacientes começarem a ser atendidos, Aracruz se tornará a primeira cidade em todo o Brasil a contar com um Centro de Hemodiálise Municipal, e que ainda terá ao seu lado, uma farmácia Cidadã Estadual com medicamentos de alto custo.
O secretariado visitou todas as dependências, conhecendo as Salas com as 15 cadeiras onde os pacientes ficarão, além de uma sala de urgência e emergência, saídas separadas para pacientes e funcionários, banheiros, salas de repouso, esterilização e a sala da osmose, considerada o pulmão do centro de hemodiálise. Quando estiver em funcionamento serão atendidos, em três turnos, 45 pacientes, com 1014 sessões por mês.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade