Reunião do GGIM discute regulamentação do Sistema Único de Segurança Pública de Aracruz
O prefeito Jones Cavaglieri, na companhia da Secretária Executiva - GGIM Mariza Giacomin Lozer, recebeu em sua sala de reuniões na manhã desta quarta-feira (20), autoridades da segurança pública e representantes da sociedade civil organizada de Aracruz em mais um encontro do Gabinete de Gestão Integrada Municipa(GGIM).
Entre as pautas discutidas, destaque para o projeto de lei 059 - 06/11/19, de autoria do Poder Executivo Municipal que regulamentará o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) e a criação da Política Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Aracruz (PMSPDS). O projeto já foi apresentado em sessão ordinária na Câmara Municipal na última segunda-feira (18), para posteriormente ser aprovado e sancionado pelo Executivo Municipal.
O SUSP tem a finalidade de preservar a ordem pública e dar proteção às pessoas e ao patrimônio, por meio de atuação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada dos órgãos de segurança pública e defesa social, em articulação com a sociedade. Com sua sanção também será criado o Conselho Municipal de Segurança Pública, órgão deliberativo, consultivo e de assessoramento para propor ações de políticas públicas, além de discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas de segurança no município.
Ele também terá a incumbência de desenvolver campanhas educativas e buscar a integração e a cooperação entre as autoridades locais voltados à segurança pública. Ele será composto por representantes dos Poderes Executivo (Semad), Legislativo, Polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA), Ordem dos Advogados (OAB), Defensoria Pública, Ministério Público, Sociedade Civil Organizada e Setor Empresarial.
Aracruz sai na frente dos demais municípios para adequação da Lei Federal
Todos os estados têm até o final de novembro de 2019 para se adequar a lei Federal. Já os municípios não têm um prazo obrigatório para se adequar, porém Aracruz saiu na frente para cumprir os requisitos de captação de recursos enviando o projeto ao legislativo.
O prefeito Jones cavaglieri nomeou um grupo de trabalho composto por representantes da Semad, Proge, Polícias Militar, Civil, Coropo de Bombeiros e CISA, que elaborou a minuta de projeto de lei e deu celeridade, encaminhando-a para aprovação. “Entendemos que é competência de cada cidade estabelecer sua política de segurança, em apoio ao Estado e à Uniã. Desta forma termos mais força para enfrentamento os riscos à harmonia da convivência social”, pontuou o chefe do Executivo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde divulga o Edital Nº 001/2025 do Processo Seletivo Interno
- Secretaria de Meio Ambiente divulga período de andada do caranguejo-uçá em 2026
- Governo Municipal e Caixa Econômica Federal assinam contrato de estruturação do Projeto de Concessão do Sistema de Serviços de Suporte à Educação Infantil
- ‘Premiação Mais Professores – Valorização’: docentes da Emefti Honório Nunes de Jesus recebem créditos para investir em tecnologias da informação
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias