Aracruz inicia atendimento por Telemedicina e oferta, inicialmente, três especialidades

Publicado em: 28 de março de 2025
Texto: Thiago de Barros
Imagem: Comunicação
Aracruz inicia atendimento por Telemedicina e oferta, inicialmente, três especialidades

Nesta sexta-feira (28), a Prefeitura de Aracruz deu um importante passo para a modernização do atendimento médico no município ao lançar, em parceria com o Governo do Estado, os atendimentos por Telemedicina. A novidade, que chega para transformar a forma como a população acessa serviços de saúde especializados, será inicialmente oferecida nas especialidades de Gastroenterologia, Otorrinolaringologia e Cardiologia. Agora, os moradores poderão receber consultas de alta qualidade pela tela do computador no Centro de Especialidades Médicas (Cema). 

A iniciativa, que visa facilitar o acesso dos cidadãos a serviços médicos essenciais, é uma solução inteligente para otimizar recursos e tempo, sem abrir mão da excelência no cuidado com a saúde. Com isso, a população de Aracruz passa a contar com um modelo de atendimento que não só reduz a demanda por deslocamentos, mas também amplia a oferta de serviços especializados.

O evento de inauguração do Consultório de Telemedicina contou com a presença do prefeito Dr. Coutinho, do secretário de Estado da Saúde (Sesa), Tyago Hoffmann, das secretárias municipais de Saúde (Semsa), Rosiane Scarpatt, e de Governo (Segov), Jeesala Coutinho, além de vereadores, servidores do município e do Estado. 

“Eu nunca imaginei que pudesse ser atendida de forma tão fácil e confortável. Para mim, a consulta on-line foi uma verdadeira surpresa. Não só me senti bem atendida, mas também mais tranquila. A minha consulta foi com o gastroenterologista, de fácil entendimento, com esclarecimento de dúvidas, entre outros. A Telemedicina é um grande avanço, e eu me sinto muito grata por poder contar com essa inovação no cuidado com a minha saúde”, disse a primeira paciente a consultar, Kaline Rodrigues. 

Segundo Hoffman, a teleconsulta é uma solução inovadora para lidar com a escassez de profissionais médicos em determinadas especialidades. “O foco dessa iniciativa é justamente atender especialidades médicas que enfrentam dificuldades no município. A telemedicina é uma ferramenta que permite que o médico esteja em qualquer lugar, o que amplia o acesso aos serviços de saúde. Estamos felizes em trazer essa solução para Aracruz, facilitando o acesso da população a consultas especializadas de qualidade”, comentou. 

A secretária da Semsa Rosiane Scarpatt disse que, “embora a tecnologia desempenhe um papel fundamental nesse processo, nosso principal objetivo continua sendo a humanização do atendimento. A Telemedicina vai além da simples conexão entre médicos e pacientes; ela busca oferecer uma experiência mais acolhedora e acessível, reduzindo barreiras físicas e emocionais. Para muitos, a consulta on-line é uma forma de amenizar a ansiedade e o desconforto que podem surgir nas consultas presenciais, especialmente em momentos de fragilidade.” 

"É um grande orgulho para mim ver Aracruz dar esse avanço na saúde, com mais transparência e eficiência. A Telemedicina é uma ferramenta que vem para transformar a forma como atendemos a nossa população, garantindo que todos tenham acesso a consultas especializadas de maneira rápida e prática. Agradecemos ao Governo do Estado por essa parceria e estamos comprometidos em continuar buscando soluções que melhorem a vida dos aracruzenses”, disse o prefeito Dr. Coutinho. 

Como funciona a Teleconsulta?

A teleconsulta de Aracruz será realizada através do Centro de Especialidades Médicas (Cema). Para acessar o serviço, o paciente deverá ter sua consulta solicitada e agendada via Central de Regulação do município. No dia da consulta, será encaminhado a uma sala equipada com computador, onde será atendido por vídeo, com o acompanhamento de um profissional de saúde local, que dará suporte durante o atendimento. O paciente já sai com receita e solicitação de exames, se necessário. 

Esse modelo inovador não só facilita o atendimento médico, mas também representa um avanço significativo na saúde pública do município, permitindo que os aracruzenses tenham acesso a consultas especializadas, diminuindo, assim, a lista de espera e dando mais transparência. Com a implementação dessa tecnologia, Aracruz dá um exemplo de como a inovação pode melhorar a qualidade do atendimento à saúde, tornando-o mais acessível, eficiente e humano.

 

 

 

Compartilhe em suas redes sociais: