Aracruz na mira: Gigante de montadora chinesa atraca em Barra do Riacho

Publicado em: 27 de fevereiro de 2025
Texto: Thiago Anacleto Peroni
Imagem: Thiago Peroni
Aracruz na mira: Gigante de montadora chinesa atraca em Barra do Riacho

Aracruz se tornou referência no Espírito Santo por sua logística privilegiada, atração de investimentos e capacidade de se desenvolver cada vez mais, e isso inclui a infraestrutura portuária. Entre as competitividades pelo país, o Estado já se tornou a maior porta de entrada de veículos importados do Brasil.

O navio da montadora chinesa atracou no berço 103 às 08h da manhã, desta quinta-feira (27), no porto da Barra do Riacho. Construído para fazer suas próprias exportações, a embarcação possui uma estrutura de 10 andares com capacidade para 7 mil veículos, mas, estava a bordo mais de 5.500 carros elétricos e híbridos. A operação de desembarque total da frota levará em torno de 60h, e assim, em seguida os veículos serão levados para Cariacica e destinados aos estados brasileiros.

É a segunda vez que o navio da montadora chinesa visita o Brasil, sua primeira aparição foi no Nordeste ano passado. Em meio a diversificação, a montadora encontrou o terminal portuário de Barra do Riacho, localizado em Aracruz, como apropriado para este tipo de operação, onde teve o privilégio em receber o gigante para fazer um dos maiores desembarques automotivos originários da China. 

O prefeito Dr. Coutinho foi convidado para acompanhar e falou da importância dessa operação. “Ficamos muito honrados em receber essa grandiosidade em nosso município, isso mostra que Aracruz se estruturou para se tornar uma cidade de oportunidades e preferência no quesito exportação, importação e na dimensão para manobras. Isto é uma visão de Aracruz daqui a 30 anos, ela vai voar”.

Compartilhe em suas redes sociais:

Galeria: