Assinatura do Programa Gênesis marca novo capítulo para inovação e startups para Aracruz

Pensando em impulsionar o município com novas ferramentas e startups de negócios, um importante passo para o fortalecimento do ecossistema de inovação, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde) em parceria com Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes Aracruz e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo – Sebrae, assinou na manhã desta quinta-feira (24), na Casa do Futuro a Adesão ao Programa Gênesis - Fortalecimento do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação da Microrregião Rio Doce.
O objetivo do programa é impulsionar o desenvolvimento e a competitividade do ecossistema de empreendedorismo e inovação na microrregião Rio Doce, no Espírito Santo, por meio do apoio técnico e financeiro a soluções inovadoras com potencial de se tornarem empreendimentos de base tecnológica ou startups com elevado impacto socioeconômico local, estimulando o nascimento e o amadurecimento de novos negócios. A Microrregião Rio Doce é composta pelos municípios de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama.
O Programa Gênesis também prevê parcerias estratégicas com universidades, centros de pesquisa e investidores, ampliando o alcance e a efetividade das ações. Uma das metas é transformar ideias inovadoras em negócios escaláveis, com alto potencial de impacto socioeconômico.
Durante a cerimônia de assinatura, representantes de instituições públicas, privadas e acadêmicas destacaram a importância da iniciativa para alavancar a competitividade regional. O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo falou dos projetos futuros. “Em 2021 nosso plano de ação estava com seis projetos e incorporamos mais um no planejamento estratégico que elaboramos no início desse ano, esse projetos serviram de base para o diagnóstico da cidade de Aracruz, fundamentado na boa conduta das instituições e academias que estudam o projeto de desenvolvimento e que colocam como relevantes para tornar a cidade próspera”.
“Agradeço muito o Governo do Estado e a parceria com o Sebrae. Só com muitas mãos trabalhando juntas fazemos acontecer. Em 2023 visitamos Curitiba que foi eleita a cidade mais inteligente do mundo e analisando o cenário, Aracruz também é capaz, então vamos trabalhar e preparar o município para que também se torne uma cidade inteligente nos próximos quatro anos. Criamos as secretarias de Mobilidade Urbana e Transformação Digital para que Aracruz se torne cada vez mais moderna e com mais qualidade”, destacou o prefeito Dr. Coutinho.
Executora
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) será responsável pela execução do estudo do ecossistema e pelas ações de capacitação dos empreendedores selecionados. Também atuará na organização e divulgação dos eventos vinculados à chamada pública da FAPES.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais
- Estudantes do curso de Pedagogia (EaD) do Polo Aracruz participam do ‘Seminário Integrador Multicursos’
- 26ª Expo Aracruz encerra com público recorde e consagra-se como uma das maiores festas do norte do Estado
- Projeto "Medindo a Escola: Aplicando Matemática na Prática” da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi solidifica conhecimentos dos estudantes
- Capacitação orienta profissionais de Aracruz sobre protocolos ligados ao Zika Vírus
- 2ª Mostra Pedagógica da Emef "Ezequiel Fraga Rocha" valoriza conhecimentos construídos