De olho nos quintais

Com a chegada das estações mais quentes e chuvosas, a presença de caramujos pode aumentar, especialmente em áreas urbanas, embora sejam parte do equilíbrio natural, alguns tipos de caramujos podem representar riscos à saúde e ao meio ambiente, como é o caso do caramujo-africano.
O Centro de Controle Zoonoses e Vigilância ambiental em saúde vem realizando ações na captação desses animais onde são recolhidos, mortos e incinerados. As atividades dessas coletas são realizadas nos locais prioritários em relação à infestação e ao risco à população. Outras regiões do nosso município também estão sendo monitoradas e mapeadas para a realização da mesma ação.
A bióloga Lívia Selvatici, enfatiza que o “CCZ realiza o trabalho em vias públicas garantindo a proteção da população e de orientação do manejo ambiental, mas, a manutenção de terrenos, lotes e quintais é de responsabilidade do proprietário ou responsável”. Caso encontre caramujos em grande quantidade e tenha dúvidas sobre o manejo procure o serviço de vigilância sanitária do município ou ligue 3270-7480.
Vejamos algumas prevenções e cuidados:
- Use luvas descartáveis ou sacos plásticos para coletar os caramujos. Após a coleta, destrua-os de forma segura, esmagando-o fazendo com que sua concha seja destruída.
- Evite acúmulo de lixo, folhas e entulho, que podem servir de abrigo para os caramujos. Mantenha o quintal limpo e a grama aparada.
Vamos ter responsabilidade em proteger a saúde pública e o equilíbrio ambiental.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura inicia procedimentos para Progressão Horizontal por Merecimento dos servidores municipais
- Produtores Rurais e Agricultores Familiares do setor turístico passam a ter oportunidade de se cadastrarem no Cadastur
- Projeto Ler o Mundo: Biblioteca Alberto Mussa será inaugurada nesta quarta-feira (10)
- Aldeia Córrego do Ouro sedia 1º Dia de Campo do Café Conilon dos Povos Originários
- Curso de Turismo de Base Comunitária fortalece identidade cultural dos povos originários
- Aracruz abre cadastro para o 2º ciclo do Programa de Castração de Cães e Gatos
- Compromisso com a Alfabetização: Técnicos Pedagógicos participam de formação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Saúde publica 6ª Convocação do Processo Seletivo N.º 001/2025 - Consórcio CIM Polinorte
- Serviços Urbanos intensifica limpeza e melhora qualidade de vida dos aracruzenses
- Setembro Verde: Emef Placidino Passos promove um emocionante momento reflexivo à inclusão social