Parque Natural Municipal David Victor Farina

Caracterização: O Parque Natural Municipal David Victor Farina abrange uma área total de 43,69 ha e possui um importante fragmento de Mata Atlântica, com uma vegetação que vai desde Restinga à Floresta de Tabuleiro. Inserido em um contexto urbano, no seu entorno localizam-se os Bairros Coqueiral e Praia dos Padres. Criado inicialmente pelo Decreto Municipal 6.144 de 1995 como Reserva Florestal “David Victor Farina” foi recategorizado de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação pelo Decreto nº 14.558 de 2005 como Parque Natural Municipal. O seu nome é em homenagem ao antigo proprietário da área, o italiano David Victor Farina que residiu no local durante o período em que se desenvolveu a colonização do Município de Aracruz por imigrantes, e tinha preocupação de preservar as suas matas.

Categoria: A Unidade de Conservação está enquadrada na categoria Parque Natural, pertencente ao grupo de proteção integral, com objetivos de preservar e conservar o remanescente de Mata Atlântica existente no local, possibilitar a manutenção da biodiversidade, valorizar a paisagem da região, desenvolver atividades de educação ambiental e de recreação em contato com a natureza, turismo ecológico e assegurar condições de bem estar público. Pesquisas Científicas também são permitidas desde que devidamente autorizadas pela SEMAM.

Informações e autorizações: Para obter autorização para visitação, pesquisa, recreação, turismo e educação Ambiental, os interessados devem entrar em contato com a Gerência de Recursos Naturais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) pelo telefone (27) 3270-7066 ou pelo e-mail: semam.grn@aracruz.es.gov.br

Localização/ acesso: O Parque está localizado a 32 km da Sede, na Rodovia ES-010, km 07 na Localidade de Praia dos Pares (Antiga Água Branca).

Cidade: Aracruz - ES