15 de outubro: Secretaria de Educação de Aracruz presta homenagem aos professores
Em 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor de Norte a Sul do país. Essa profissão é uma das mais antigas e importantes do mundo, por isso a Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz não poderia deixar de parabenizar todos os educadores que ajudam a construir a nova cara da educação no município.
De acordo com a secretária de Educação, Maria Goretti Moro Gomes, duas características fundamentais podem ser encontradas nos bons professores: gostar de aprender e ter vontade de ensinar. "Quando falo em gostar de aprender, quero dizer que é preciso estar sempre pronto para encontrar com o inesperado, para os resultados imprevistos, para os efeitos que nos surpreendem, para as mais diversas atitudes diante dos fatos. Por mais que a aula esteja preparada, o resultado que ela produz é da ordem do inesperado", explicou a secretária.
Para a diretora da EMEF “Ezequiel Fraga Rocha”, Solange Siqueira Magalhães, que há 27 anos trabalha na rede municipal, sendo três anos na coordenação de turno, 18 na sala de aula e seis anos na direção escolar, vários foram os motivos que a levaram a seguir a carreira do Magistério. “A escolha pela profissão de professora se deu, primeiramente, pelo fascínio que tenho pelas histórias, a minha paixão pela leitura e, principalmente, o gosto pelos estudos, além da facilidade de interlocução. Em virtude disso, desenvolvi uma certa habilidade em dialogar com meus alunos. Hoje, me sinto orgulhosa em saber que muitos deles vêm se destacando em nossa sociedade, por serem pessoas justas, verdadeiras e coerentes. Acredito que cada um escolhe o caminho que quer seguir. Entretanto, penso que é pela persistência, responsabilidade e vontade que nós professores e diretores podemos contribuir, positivamente, nas escolhas dos que conviveram e convivem conosco”.
Já para a Professora Sabrina de Souza Mercier, que há oito anos trabalha com Educação Infantil na rede municipal e que, atualmente, está no CMEB “Professora Maria Luiza Devens”, a profissão de professor foi uma escolha por acreditar em uma mudança progressiva na sociedade e pela contribuição na construção da identidade e autonomia das crianças do município. “Trabalhar na rede municipal é uma alegria, pois é a concretização de um sonho. A educação precisa melhorar, mas acredito que com os debates na área educacional que hoje promovemos, enquanto educadores, estamos abrindo discussões legais, metodológicas de ensino e voltadas para às áreas de conhecimento humano, visando o ensino-aprendizagem do aluno. Atualmente, o mundo nos mostra a necessidade do surgimento de uma sociedade democrática e justa, onde a Cultura de Direitos Humanos é baseada na aspiração profunda de todos que escolheram a educação como profissão. 'Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina', como disse Guimarães Rosa”, concluiu a professora.
Para o prefeito Ademar Devens, “os professores têm um papel importante na formação do cidadão. São esses profissionais que abrem os nossos olhos para a maior e mais importante viagem que fazemos, que é a 'Vida'. Eles nos mostram o mundo mágico dos sons e imagens, das letras e dos contos, das prosas e dos versos, dos números e cálculos, da História, Física, Química e Geografia que futuramente, formará novos e importantes profissionais para o mercado de trabalho. Por isso, hoje mais do que nunca, reverencio os profissionais que fazem a educação de Aracruz”.
A estrutura da educação no Brasil se divide por faixas etárias. De zero a três anos temos as creches ou berçários; de 03 a 05 anos a fase de Educação Infantil, de 06 a 10 anos o Ensino Fundamental I; de 11 a 14 anos o Ensino Fundamental II; e de 15 a 17 anos, o Ensino Médio, seguido do vestibular e da graduação.
DIA DO PROFESSOR
Em 15 de outubro de 1827, D. Pedro I criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter suas “Escolas de Primeiras Letras”. A primeira comemoração de um dia dedicado ao professor só aconteceria 120 anos depois, em 1947.
A ideia de fazer do dia um feriado, surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker, que propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava, para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências, etc. A reunião foi um sucesso e, por esse motivo, outras escolas passaram a adotar a data, que se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Anos depois, a data passou a ser feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem. A celebração foi oficializada nacionalmente como feriado escolar, em outubro de 1963.
O Decreto Federal 52.682, de 1963, define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- 25ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema) é encerrada com sucesso
- Prefeitura de Aracruz institui o “Dia da Paz e da Gentileza" nas escolas da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz sedia o 2º Seminário de Práticas ADE Piraquê-Açú 2024
- Empreendedoras se reúnem para compartilhar experiências em evento promovido pela prefeitura
- CSA: Prefeitura entrega a maior obra da saúde de Aracruz
- Aracruz se destaca como uma das 10 cidades que mais reflorestaram no Brasil
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada