Secretaria Municipal da Fazenda - SEMFA
A Secretaria da Fazenda é um órgão diretamente ligado ao Chefe do Poder Executivo e tem por finalidade exercer a política financeira e a execução da Administração Financeira e Tributária do município, com as seguintes áreas de competências: Assuntos Financeiros e Fiscais, Administração Financeira e Orçamentária, Arrecadação, Pagamento e Guarda de Valores, Fiscalização Tributária, Administração Tributária, Julgamento de Processos Fiscais e Financeiros e Contabilidade Municipal.
Lei Orçamentária Anual (LOA)
A Lei Orçamentária Anual, mais comumente chamada de orçamento ou de orçamento público, é a lei anual que estima as receitas e fixa as despesas que serão efetuadas pela administração em cada exercício financeiro. É por meio da LOA que o cidadão consegue acompanhar a destinação e o uso dos recursos públicos geridos pelo município.
Serviços e Sistemas
- Emissão da Certidão Negativa de Débitos Municipais
Acessar serviço - Consulta da Autenticidade da Certidão Negativa de Débitos Municipais
Acessar serviço - Emissão da Cota Única do IPTU
Acessar serviço - Emissão do Carnê do ISS Fixo
Acessar serviço - Emissão da Taxa de Publicidade
Acessar serviço - Emissão do Carnê de Parcelamento da Dívida Ativa
Acessar serviço - Emissão de Taxas Diversas
(Taxa de Abertura de Processo, Taxa de Baixa de Inscrição Municipal, Taxa de Sepultamento – Cemitério Distrito e Cemitério Sede)
Acessar serviço - Sistema de Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e)
Acessar sistema - Sistema de Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e)
Acessar sistema - Sistema de Envio DOT/Speds
Acessar sistema
Contatos
WhatsApp / Telefones
- Cadastro Imobiliário e Mobiliário (IPTU/Inscrições): (27) 3270-7951 (Ligação e WhatsApp)
- Fiscalização/Tributos e Nota Fiscal Eletrônica (suporte): (27) 3270-7952 (Ligação e WhatsApp)
E-mail por assunto
- Coordenação de Cadastro Imobiliário e Mobiliário (IPTU): iptu@aracruz.es.gov.br
- Coordenação de Cadastro Imobiliário e Mobiliário (Cadastro Mobiliário/empresas): cadastro.mobi@aracruz.es.gov.br
- Suporte à Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e): atendimento.tributario@aracruz.es.gov.br
- Gerência de Dívida Ativa e Cobrança: d.ativa@aracruz.es.gov.br
- Coordenação de Geoprocessamento: semfi.geo@aracruz.es.gov.br
- Gerência de Fiscalização e Administração Tributária: fiscal.renda@aracruz.es.gov.br
- Coordenação de Administração de Impostos / Transmissão de Bens Imóveis (ITBI): itbi@aracruz.es.gov.br
- Gabinete do Secretário: secretario.financas@aracruz.es.gov.br
- Gerência de Contabilidade: contabilidade@aracruz.es.gov.br
Acesse aqui a agenda do Secretário da Fazenda
Telefone: 3270-7056
Horário de Atendimento ao Público: 12h às 18h
Secretário: Geraldo Magela Ramos
Email: secretario.financas@aracruz.es.gov.br
• FORMAÇÃO
- Graduação em Economia – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES);
• EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
- Secretário Municipal da Fazenda/Finanças – Prefeitura de Aracruz (períodos incluindo o atual);
- Ex-Secretário de Finanças – Município de Aracruz;
- Ex-Diretor de Administração Tributária – Prefeitura da Serra/ES;
- Ex-Secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer – Prefeitura da Serra/ES;
- Ex-Secretário de Recursos Humanos – Prefeitura da Serra/ES;
- Ex-Secretário Financeiro – Câmara Municipal de Serra/ES;
- Auditor-Fiscal de Tributos Municipais – Prefeitura da Serra/ES (aposentado);
Natural de Fundão/ES.
Subsecretário: Stênio da Costa Rodrigues
Economista formado pela UFES, com ampla experiência em gestão pública. Ocupou cargos na área de gestão tributária nos Municípios de Cariacica e Serra.