Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano - SEMDUR

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano tem por objetivo promover o desenvolvimento urbano sustentável e ordenado do município, por meio do planejamento integrado, da modernização dos processos de licenciamento, da regularização fundiária e da fiscalização eficiente, garantindo a aplicação das normas urbanísticas e a promoção de um ambiente urbano acessível, acolhedor e harmonioso para todos os cidadãos, competindo-lhe:

I. Gerenciar a revisão, regulamentação, monitoramento e acompanhamento da execução do Plano Diretor do Município (PDM),
II. Articular com outros órgãos ações de planejamento territorial,
III. Elaborar estudos voltados à integração das questões ambientais no planejamento urbano,
IV. Coordenar o uso de dados georreferenciados para subsidiar o planejamento urbano,
V. Elaborar e monitorar a política municipal de regularização fundiária,
VI. Coordenar, promover e executar projetos de regularização fundiária para o Município, em consonância com as políticas de uso e ocupação do solo,
VII. Coordenar e executar as atividades relativas ao licenciamento do parcelamento do solo urbano e de construções particulares, de acordo com as normas municipais em vigor,
VIII. Coordenar e executar as atividades relativas à aprovação e licenciamento de projetos urbanísticos e arquitetônicos,
IX. Propor diretrizes e supervisionar análises técnicas relacionadas à acessibilidade,
X. Analisar e aprovar projetos de infraestrutura nos projetos de loteamentos, desmembramentos, remembramentos e condomínios de lotes,
XI. Fiscalizar o parcelamento do solo urbano e as construções particulares, de acordo com as normas municipais em vigor,
XII. Fiscalizar as posturas municipais de forma integrada com os demais órgãos fiscalizadores da Prefeitura,
XIII. Regulamentar e fiscalizar os mercados e feiras livres do Município em articulação com os demais setores envolvidos.

PDM

O Plano Diretor Municipal é um instrumento de planejamento urbano, que tem a função de organizar o crescimento físico, econômico e social da cidade, visando garantir bem-estar e qualidade de vida a toda a sua população. Sua função é estabelecer objetivos a serem atingidos no desenvolvimento do território municipal, assim como as regras para controlar esse processo, fixando as diretrizes do desenvolvimento urbano do município. Em resumo, o PDM é um instrumento através do qual o poder público municipal, estabelece as regras para o adequado controle do uso, parcelamento e ocupação do solo urbano.

LEI Nº 4.317, DE 05/08/2020.


Endereço:
Avenida Morobá, s/n, CEP: 29.192-845, Aracruz/ES

Acesse aqui a agenda da Secretária de Desenvolvimento Urbano

Horário de Atendimento ao Público: 12hrs as 18hrs

Horário de Funcionamento: 08hrs as 18hrs

Secretária: Laryssa Viale Baroni
Secretária: Laryssa Viale Baroni

FORMAÇÃO
  - Planejamento e Futuro das Cidades – PUCPR (2023–2025);
  - Gerenciamento de Contratos – Escola de Serviço Público do ES (2015);
  - Gestão de Projetos – Fundação Getúlio Vargas – FGV (2012–2013);
  - Direito Ambiental e Urbanístico – Faculdade de Direito de Vitória – FDV (2009–2010);

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
  - Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano – Prefeitura de Aracruz (2023–presente);
  - Subprocuradora-Geral para Assuntos Jurídicos – Procuradoria-Geral do Município de Aracruz (2021–2022);
  - Secretária Adjunta de Defesa Social – Prefeitura da Serra (2019–2020);
  - Subprocuradora-Geral – Procuradoria-Geral do Município de Fundão (2018–2019);
  - Projetos de Regularização Fundiária – Serra e Vitória (2017–2019);
  - Subsecretaria de Planejamento Urbano – Prefeitura de Aracruz (2013–2016);
  - Fundação Ceciliano Abel de Almeida/UFES – Núcleo Cidades (2009–2012);
  - Novaes & Bonomo Advogados Associados – área ambiental/minerária (2009);
  - Advogada Autônoma – Direito Imobiliário/Urbanístico/Administrativo (2008–2017);

Natural de Vitória/ES.