Diversidade e Currículo são temas do Encontro de Formação para Diretores e Pedagogos

Aproximadamente 70 profissionais da educação de Aracruz participaram ontem (07), do Encontro de Formação para Diretores, Pedagogos e Coordenadores Pedagógicos do Ensino Fundamental, no auditório da EMEF “Placidino Passos” (Polivalente), no Centro. Os objetivos do encontro foram colocar em discussão as contribuições dos Seminários “Indagações sobre Currículo” e “Ciclo de Formação”, promovidos pela Secretaria de Educação (Semed), da Prefeitura de Aracruz, nos meses de setembro e outubro e, nortear também, diretores e pedagogos para as discussões sobre “Diversidade e Currículo” nas escolas.
De acordo com a pedagoga da Educação Básica da Semed, Mônica Andréa Porto Louvem, os seminários que foram promovidos pela Semed vão subsidiar a construção e o pensar do currículo escolar de Aracruz. “Em 2009, foi estudado nas formações de educadores o documento 'Indagações sobre Currículo', do Ministério da Educação (Mec). Este ano, a Semed oportunizou aos educadores da rede municipal a participação em um 'Ciclo de Palestras e Debates', com Miguel Gonzáles Arroyo, Elvira Souza Lima e Nilma Lino Gomes, autores do documento, com a finalidade de repensar o currículo escolar do município”.
Ainda segundo Porto, “a continuidade desse trabalho vai se dar no âmbito das escolas com propósito de envolver todos os educadores da rede, na construção democrática do nosso currículo, por termos como princípios fundamentais e, que embasam a educação do município, a gestão democrática. A proposta deste trabalho é que a escola olhe para dentro de si, de suas práticas, dos seus processos de ensino-aprendizagem, das suas relações interpessoais e analise o seu currículo”, explicou.
Durante o encontro foi abordado o tema “Diversidade e Currículo” e trabalhados os eixos que vão nortear a construção do currículo escolar: a Lei 10.639/03 (inclusão do ensino da “História da África e da Cultura Afro-brasileira nos currículos”); Lei 11.645/2008 (obrigatoriedade da temática “História e cultura Afro-brasileira e Indígena”) e a inserção dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede municipal de ensino. O encontro foi organizado pelo Setor de Gestão Escolar e Educação Básica da Semed.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 13ª Itália Unita encerrou com programação memorável
- Aracruzenses têm acesso gratuito a medicamentos por meio da rede de Farmácias Básica e de Alto Custo
- Prorrogadas as inscrições para o credenciamento prévio de interessados em exposição e patrocínio
- Mais de 6.500 atendimentos oftalmológicos foram ofertados em Aracruz nos últimos três anos
- Culminância das Eletivas celebra a criatividade e o protagonismo estudantil nas escolas de Educação Integral em Aracruz
- Saae: reforma e adequação da Barragem de Guaraná
- Um novo reinado para a nova Rainha e Princesas da 13ª Itália Unita 2025 de Guaraná
- Primeiro ciclo de formaturas do Proerd é finalizado com sucesso
- Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 002/2024: Educação divulga a 11ª Chamada EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA