Dia dos agentes de saúde é comemorado com informação e momento de lazer em Aracruz

Aproximadamente 240 profissionais, entre Agentes Comunitários de Saúde e Ambientais, vão participar nesta quinta-feira (11), do “Encontro de Integração de Agentes de Saúde – Um novo olhar para a Atenção Primária à Saúde (APS)”, no Sesc de Praia Formosa, Santa Cruz, a partir das 8h. Além de promover discussão sobre o tema e permitir interação entre os participantes, o evento também presta homenagens ao Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde (10/11) e ao Dia Municipal do Agente de Saúde Ambiental (09/06), profissionais que desenvolvem atividades domiciliares e comunitárias, identificando situações de riscos e realizando sempre ações de prevenção e promoção à saúde da população aracruzense.
O encontro começa às 8h com um café da manhã, seguido da palestra com a gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (ES), a enfermeira Arlete Frank Dutra, que abordará o tema “Integração dos Agentes de Saúde – Um novo olhar para a APS” e o psicanalista clínico, com MBA em gestão de pessoas, Cláudio Chandelly que vai trabalhar o tema “Motivação”. Logo após, haverá um momento de lazer até as 12h30, quando começa o horário de almoço, dando continuidade ao momento de lazer, no parque aquático que será aberto aos participantes do evento. A Secretaria de Saúde vai fazer o transporte dos agentes do seu local de trabalho até o Sesc.
Para o secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa, os agentes de saúde são o elo de ligação entre a comunidade e a saúde pública. “Os agentes comunitários de saúde são profissionais que saem, logo cedo, em direção as residências para realizarem ações de prevenção de doenças, vigilância e promoção à saúde das famílias. A assistência realizada pelos agentes à saúde pública é sem dúvida indispensável para as ações desenvolvidas pela equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), já que eles estão em contato permanente com a comunidade”, frisou o secretário, que também ressaltou a importância dos agentes ambientais. “O agente ambiental tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção e controle de doenças, identificando e controlando fatores ambientais de risco, que interferem na saúde, como os vetores, animais domésticos e roedores, por exemplo. Ambos os profissionais são indispensáveis para proporcionarmos cada vez mais, qualidade de vida à nossa população”, concluiu o secretário de Saúde.
CONHEÇA OS PALESTRANTES
ARLETE FRANK DUTRA
Arlete Frank Dutra é enfermeira, e atualmente é gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (ES). Especialista em Saúde Pública. Especialista em Gestão de Sistemas de Serviços de Saúde. Especialista em Saúde da Família.
CLÁUDIO CHANDELLY
Cláudio Martins (Chandelly) é psicanalista clínico pela Sociedade Latino Americana de Psicanálise Clínica, com MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade do Norte do Paraná. Atualmente, atende como psicoterapeuta em consultório particular aqui em Aracruz. Realiza palestras motivacionais com especialização em Sipat, abertura de Semana Pedagógica, Simpósios Empresariais e atividades escolares.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 1º Pedal Solidário do Ifes acontece neste domingo (31)
- Nova Unidade Odontológica Móvel reforça atendimentos em Aracruz
- 2º Seminário de Educação Infantil discute as práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas
- Inscrições abertas para o Curso de Guarda-vidas
- Ação no centro de Aracruz acolhe pessoas em situação de rua
- Saúde mental: Programa Saúde na Escola destaca o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)
- Convocação Nº 003, Edital 001/2025 - SEMSA
- Aracruz realiza a XII conferência Municipal de Saúde
- Aracruz terá primeira conferência dos direitos humanos
- ParkLog ES: maior investimento portuário do estado tem Aracruz como cidade âncora