Aracruz é destaque nacional em dispensa de alvarás e licenças para atividades econômicas
Aracruz é a terceira cidade do Brasil com maior número de atividades econômicas dispensadas de alvarás e licenças, nos termos da Lei da Liberdade Econômica. O relatório foi divulgado na semana passada pelo Ministério da Economia. O levantamento do Governo Federal mostra o município com 655 atividades dispensadas de licenças. No ranking, Aracruz também está em primeiro lugar no Estado.
Na relação daqueles que dispensam mais atividades econômicas, Aracruz está atrás do município de Serrinha, na Bahia, e Santo Antônio de Jesus, também no Estado baiano. “No total são 20 municípios que dispensam mais atividades econômicas que a classificação nacional de baixo risco, proporcionando um ambiente de negócios mais livre e favorável à abertura de empresas aos empreendedores locais”, diz o relatório.
A Prefeitura de Aracruz, através do setor responsável, estabelece quais são as áreas dispensáveis de licença. Um exemplo é a Sala do Empreendedor, que reúne serviços importantes para abertura de uma empresa. Além de parceria com diversas instituições estratégicas do município, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde) tem feito um trabalho relevante com o empreendedor, desde abertura da empresa e programas de crédito, provendo a sustentabilidade, longevidade e prosperidade da empresa.
O prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, destaca que uma das mais importantes diretrizes do seu governo é fomentar o empreendedorismo, criar condições para novos investimentos sejam eles de pequenos médios e grandes empresas, com o foco final na geração de emprego e renda, o que é muito importante nesse momento que o país está passando.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Faria, a dispensa de alvarás para atividade de baixo risco contribui para que o Microempreendedor Individual tenha mais agilidade na implantação dos seus negócios, reduzindo custos e tempo, além de incentivar o empreendedorismo.
Também de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, o Município implantou o Cogem (Comité Gestor Municipal de Aracruz, através do Decreto 39.545/21, com objetivo de integrar as ações das diversas secretarias para simplificar e melhorar o ambiente de negócio.
Texto com informações e colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental