O uso consciente da Praia da Biologia é pauta de reunião entre moradores e poder público

Publicado em: 19 de julho de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Participantes conversam no local de acesso à praia, na região de Itaparica
O uso consciente da Praia da Biologia é pauta de reunião entre moradores e poder público

Na última sexta-feira, 16 de julho, a Prefeitura de Aracruz, a convite da Associação de Moradores da Praia da Biologia (AMPBio), participou de uma reunião com representantes da comunidade de Itaparica, pescadores locais e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para alinhamento do uso e convivência da Praia da Biologia. O debate acontece porque a comunidade demonstra interesse em estimular o uso consciente da praia, evitando práticas que são nocivas ao ecossistema local.

Estacionamento de carros em meio a vegetação, churrasqueiras em locais impróprios e a passagem de embarcações são algumas das preocupações da associação, principalmente porque a Praia da Biologia faz parte de uma importante Área de Preservação Ambiental, a APA Costa das Algas.

Ao constatarem ações prejudiciais à fauna e flora da Praia da Biologia, o grupo de moradores fez uma intervenção, cercando parte da área para evitar entrada de carros e motos. Eles também plantaram espécies nativas da restinga.

Apesar da ação dos moradores, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) reforça a importância de comunicar a Prefeitura de Aracruz e o ICMBio em caso de qualquer intervenção na zona de praias da APA Costa das Algas, para que as atividades ocorram alinhadas com a legislação e provoquem apenas impactos positivos ao meio ambiente.

Compartilhe em suas redes sociais: