Em ''Dia D'' da Atenção à Saúde, Prefeitura realiza mutirão e potencializa atendimentos médicos

Publicado em: 22 de novembro de 2010
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Em ''Dia D'' da Atenção à Saúde, Prefeitura realiza mutirão e potencializa atendimentos médicos

Sábado (20) foi dia de cuidar da saúde em Aracruz. Em todas as Unidades da Sede, e ainda em duas unidades móveis, foram oferecidos serviços como realização de exame preventivo, aferição de pressão arterial e de índice glicêmico, vacinação, tratamento odontológico e ainda coleta de material para as campanhas “Fique Sabendo” e “Elimina Sífilis” de controle de doenças sexualmente transmissíveis. O “Dia D” da Atenção à Saúde contou também com um trabalho de conscientização para a prevenção da dengue.

As atividades começaram logo cedo, às 8h, e a Unidade de Saúde da Família do bairro Guaxindiba já estava cheia. Eliete Barcelos Nunes, moradora do bairro São Marcos, foi uma das muitas mulheres que aproveitaram o “Dia D” para a realização do exame preventivo, e contou que gostou bastante do atendimento. “É primeira vez que eu faço esse exame na unidade de saúde, e eu sei que é um descuido meu, porque a gente tem que se prevenir. O dia a dia é um corre-corre por causa do trabalho, dos filhos, então é muito bom quando tem alguma ação assim, no fim de semana”, acrescenta.

Assim como ela, Josiane Pereira da Silva, do bairro São Marcos, conta que sempre leva o filho para consultas com o pediatra da unidade, mas confessa que não faz o exame preventivo com a periodicidade recomendada. Orientada pelos profissionais da unidade, ela aproveitou para fazer também a coleta para o teste de HIV e Sífilis. Daqui pra frente, ela promete: “Vou vir à unidade mais vezes, para cuidar da minha saúde também.”

Altamir Alves, morador do bairro De Carli, compareceu à unidade de apoio instalada no Creara, para desmentir o senso comum de que os homens não cuidam da saúde. Ele conta que sempre vai à unidade de saúde do seu bairro para realizar consultas e exames e que não perdeu a chance quando soube do “Dia D”: “Eu fiquei sabendo da ação por causa da divulgação da Prefeitura e vim aqui para saber dos serviços que estavam sendo oferecidos. Infelizmente, eu já precisei fazer duas cirurgias e sei muito bem que é melhor prevenir do que remediar.”

Para atender a toda a população, a Secretaria de Saúde montou um mutirão envolvendo centenas de profissionais entre médicos, enfermeiros, odontólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, técnico e auxiliar de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, agentes de saúde, agentes administrativos e uma equipe técnica da secretaria. O secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa ressaltou o trabalho dos profissionais: “Toda a nossa equipe está motivada e preparada, para dar o melhor atendimento à população. Este trabalho está dentro da nossa percepção de que mais importante do que cuidar de doença, é cuidar da saúde.”

A Secretaria aproveitou o “Dia D” para intensificar as ações das campanhas “Elimina Sífilis” e “Fique Sabendo” do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS, mas elas continuam em todas as unidades de saúde do município, com atenção especial à gestante e seu companheiro. Qualquer morador pode se dirigir a uma unidade para fazer a coleta de sangue para teste, especialmente quem tenha tido relação sexual sem preservativo.

AÇÕES DE COMBATE À DENGUE FORAM INTENSIFICADAS

Quando se trata de dengue, o trabalho de prevenção torna-se indispensável. Para envolver a população e conscientizar os moradores sobre a importância de cada um fazer o seu papel, não deixando água parada, para evitar que o mosquito se reproduza, a Prefeitura lançou mão de várias estratégias. Além de distribuir folhetos nas unidades, com orientações sobre como prevenir a doença, um trio elétrico percorreu a cidade dando outras informações.

Na Praça São João Batista, a equipe da Vigilância Ambiental também apresentou um teatro de fantoches e montou a “Casa Temática”, um jogo em que os participantes precisam identificar os principais criadouros do mosquito da dengue e eliminá-los em cenários diferentes da casa como cozinha, banheiro, jardim, etc. Em cada um deles, o usuário tem missões como esvaziar garrafas e pneus, colocar areia em pratos das plantas, tampar caixas d’água, entre outras.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@pma.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: